Faça uma busca


|
Publicado em: 2 de outubro de 2020

No Dia do Sorriso, veja 6 alimentos que podem prejudicar seus dentes

Alguns alimentos são prejudiciais à saúde bucal, como frutas secas e alimentos cítricos. Confira outros.

Imagem: Shiny Diamond/Pexels
Yulli Dias
Por: Yulli Dias

Hoje, dia 02 de outubro, é comemorado o Dia do Sorriso e, para manter os dentes sempre branquinhos e saudáveis, preparamos uma lista com alimentos que podem ser prejudiciais à saúde bucal. 

Tudo que consumimos está ligado diretamente a nossa saúde bucal. Por isso, é importante ter cuidados redobrados ao ingerir alguns tipos de alimentos, como chocolates e refrigerantes, por exemplo. Mas, existem outros alimentos que, apesar de serem saudáveis, ainda podem fazer mal aos dentes.

Leia também: 8 truques para manter os problemas dentários à distância

6 tipos de alimentos que podem prejudicar seus dentes 

 

 

Pixabay/Pexels

Gelo

Por esta ninguém esperava, não é mesmo? O gelo, em si, não traz problemas à saúde bucal porém, ao mastigá-lo, é possível que ele cause traumas ou fraturas nos dentes.

Mas, ao utilizá-lo para gelar bebidas, por exemplo, ele não faz mal.


Engin Akyurt/Pexels

Café

Como muitos já sabem, o café é considerado um dos alimentos prejudiciais à saúde bucal. Isso porque ele tem fortes corantes que podem manchar os dentes ao longo dos anos.

O ideal, inclusive, é que ele seja ingerido sem açúcar, para que não cause cáries. O chá parte do mesmo princípio.

O recomendado é escovar os dentes logo após ingerir as bebidas.


Torsten Dettlaff/Pexels

Vinho

Partindo do mesmo princípio do café, o vinho é prejudicial à saúde bucal pois tem fortes corantes em sua composição. Por isso, o recomendado é sempre bebê-lo ao lado de um copo de água, que ajuda a retirar o pigmento dos dentes.

Assim como acontece com os alimentos acima, é recomendado escovar os dentes após ingerir a bebida. Ah! Essa dica serve tanto para vinho tinto quanto para vinho branco.


freestocks.org/Pexels

Alimentos cítricos

Os alimentos cítricos podem fazer mal pois são muito ácidos e, com isso, podem causas erosões nos dentes.

Por isso, o recomendado é que eles sejam consumidos ao lado de outros alimentos e, assim que acabar de ingeri-los, escovar os dentes.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados