O que é demissexualidade? Conheça a orientação sexual de Iza e outros famosos

A cantora Iza e outros famosos, como a modelo e atriz Giovanna Ewbank, declararam sua orientação recentemente, mas o que é demissexual?

Redação | 19 de Outubro de 2022 às 15:30

Reprodução Instagram -

Na última terça-feira (18), a cantora Iza foi entrevistada no podcast “Quem pod, Pod”, apresentado por Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank. Entre diversos assuntos abordados, ganhou as redes a declaração de Iza sobre sua sexualidade. A artista afirmou sua demissexualidade, porém, o que é demissexual?

“Acho que sou também. Demora muito para eu querer transar com alguém, acho que só se eu tiver muita conexão com a pessoa. Eu achei que era só um negócio de esponja, de: ‘Eu absorvo a energia das pessoas’. Transei uma vez, foi tranquilo, mas eu fiquei: ‘Meu Deus, eu fui violada, invadida’. Eu demorei para entender que não tinha nada a ver com o boy” disse Iza após a apresentadora Givoanna Ewbank ter declarado sua sexualidade.

Leia também visibilidade bissexual: Entenda porque precisamos falar do assunto

Apesar de na última década estarmos desmistificando e conhecendo diversas orientações sexuais, algumas seguem pouco conhecidas. Isto porque a sexualidade ainda é um tema pouco debatido nas rodas de conversa, no entanto, ela existe nas mais diferentes formas e se faz presente em todos nós.

No geral, vamos descobrindo nossa sexualidade no processo da adolescência. Pois é quando nosso corpo vai amadurecendo e a personalidade vai tendo contato com variados estímulos externos. Portanto, é quando vamos descobrindo nossas atrações.

Sendo assim, as sexualidades são fatores relevantes na compreensão da complexidade que são os relacionamentos pessoais. Contudo, ainda não descobrimos e definimos todas elas. Estão em constante processo evolutivo e as dúvidas sempre se fazem presente. E então voltamos ao caso de Iza e Giovanna Ewbank – O que é demissexual?

O que é demissexual

Bandeira do orgulho demisexual (imagem:Дмитрий Ларичев/istock)

Muitas vezes a atração sexual ocorre de forma instintiva. Ou quase isso. Porém, nem todas as pessoas conseguem entrar num ato sexual desta maneira. Portanto, é importante compreender que há mais nuances na sexualidade do que se pode parecer num primeiro momento.

A pessoa demissexual, por exemplo, ou seja, a pessoa que tem a demissexualidade como orientação sexual, tem um modo operandi diferente disso. Em verdade, para o demissexual a atração sexual só irá acontecer após obter e sentir um maior conhecimento do parceiro em potencial.

Leia também: Estimule sua vida sexual com carinho e sem estresse

Logo, trata-se de pessoas que só se relacionam depois de ter maior intimidade.

O prazer na demissexualidade

(imagem:Дмитрий Ларичев/istock)

Como explicado anteriormente, o demissexual precisa de criar uma intimidade para ter a atração sexual. Assim sendo, é bom termos em mente que essa regra fundamental não é aleatória, é como essas pessoas encontram o prazer.

Contudo, você não verá um demissexual “morrendo de paixões” por uma figura desconhecida. Ou seja, alguém que ele nunca teve a oportunidade de conhecer, trocar palavras e criar um vínculo.

Não obstante, por conta dessas características é que acaba sendo comum as pessoas que se identificam assim despertarem um afeto ou desejo por alguma pessoa próxima. No final das contas, quais são os amigos que não possuem intimidade, não é mesmo?

A orientação sexual não é uma escolha

(imagem:StudioMikara/istock)

A demissexualidade, assim como outra orientação sexual não é uma escolha. Não há sexualidade certa ou errada. Também não é uma doença ou coisa do tipo. Portanto, sexualidade, grosso modo, é o tranço mais profundo da personalidade e se manifesta de acordo a realidade e vivências de cada indivíduo.