Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios?

Você conhece a técnica do microagulhamento? Confira que procedimento é esse, como ele funciona e quais são seus benefícios.

Thaynara Firmiano | 24 de Março de 2021 às 17:00

robertprzybysz/iStock -

Você já ouviu falar do microagulhamento? Essa nova técnica estética possibilita a remoção de cicatrizes de acne, o disfarce de manchas na pele, diminuição de rugas, linhas de expressão e de outras cicatrizes através da estimulação natural feita com microagulhas.

Como funciona o microagulhamento?

O microagulhamento utiliza um aparelho manual chamado Dermaroller ou um automático chamado DermaPen. Esse pequeno roller de microagulhas com tamanho de 0,3 mm ou 0,5 mm causam micro ferimentos e vermelhidão, estimulando a produção de colágeno e a regeneração da pele naturalmente.

Para que serve o microagulhamento?

Ao estimular a produção de colágeno de forma natural, o procedimento é indicado para tratamento de:

Dermatologistas também indicam a técnica para ajudar no tratamento da alopecia.

Como é feito o microagulhamento?

Antes de qualquer coisa, é preciso comprar o roller. O preço pode variar entre R$ 16,00 reais em um aparelho manual até mais de R$ 100,00 em um aparelho automático.

Para realizar o microagulhamento em casa, o equipamento deve ter agulhas de 0,3 mm ou 0,5 mm e as seguintes medidas devem ser tomadas:

1. Desinfectar o aparelho

Para higienizar o aparelho, deixe as microagulhas mergulhadas em um copo com álcool por pelo menos 20 minutos.

2. Desinfectar a pele

Antes de iniciar a técnica é preciso lavar e limpar a pele da maneira adequada.

3. Pomada anestésica

Já que a técnica envolve micro ferimentos, o ideal é passar uma pomada anestésica no rosto e deixe agir por 30-40 minutos, se a pele estiver muito sensível.

4. Remover anestésico

Depois do tempo necessário, retire bem a pomada anestésica.

5. Passar o roller

Passe o roller em toda a face, no sentido horizontal, vertical e na diagonal cerca de 15-20 vezes no total. Pode começar pela testa, passar para o queixo e só depois as áreas mais sensíveis do rosto, bochechas e áreas próximas dos olhos.

6. Limpe a face

Depois de passar o roller é preciso higienizar a face novamente. Lave muito bem, porém com água fria e de maneira leve e delicada.

7. Pós-procedimento

Após o procedimento, deve-se aplicar um creme ou um sérum de sua preferência. Nos dias que sucedem o tratamento, é necessária a utilização de protetor solar todos os dias para evitar manchas. É preciso também sempre manter a pele limpa e hidratada e evitar maquiagem nas 24 horas após o microagulhamento.

A pele provavelmente ficará avermelhada, mas isso é normal. Você pode diminuir a vermelhidão lavando o rosto com água fria, água termal e aplicando uma loção cicatrizante rica em vitamina A.

Contraindicações

O procedimento deve ser evitado nas seguintes situações:

ATENÇÃO!

Antes de realizar qualquer procedimento estético, consulte um médico dermatologista.