Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de julho de 2021

Obstrução intestinal: entenda o que é e como é o tratamento

A obstrução intestinal pode levar a uma cirurgia de reparo do intestino

Imagem: Sinenkiy/iStock

O presidente Jair Bolsonaro foi internado na última quarta-feira, 14, em um hospital particular de São Paulo. Lá ele foi diagnosticado com um quadro de obstrução intestinal, que talvez seja uma consequência de cirurgias realizadas anteriormente. Mesmo após o recebimento de sua alta, no domingo, muitas pessoas ficaram com dúvidas sobre o que é o problema de saúde que acometeu o político. Então, vamos explicar tudo!

Leia também: Entenda como o estresse afeta o seu sistema digestivo

O que é obstrução intestinal?

A obstrução intestinal se dá quando as fezes ou gases não conseguem fazer seu trajeto natural, que é passar pelo intestino e ir em direção ao ânus. Essa interrupção acontece por algum tipo de interferência no percurso e faz com que a produção intestinal fique acumulada.

A obstrução pode ocorrer em qualquer ponto ao longo do tubo digestivo, desde o esôfago até o reto, paralisando o mecanismo da digestão. As contrações da parede muscular aumentam na tentativa de superar o bloqueio, e isso provoca cólica – ondas de dor intermitentes, agudas e fortes – e constipação.

Esse acúmulo é perigoso, pois pode gerar complicações sérias, como uma infecção generalizada.

Quais os sintomas da obstrução intestinal?

Os sintomas costumam aparecer logo depois do momento no qual o intestino é obstruído. Podem incluir:

  • parada na eliminação de gases e fezes;
  • dor abdominal com cólica;
  • inchaço na região da barriga;
  • náuseas e vômitos;
  • diminuição do apetite;
  • soluço contínuo.

Como é feito o diagnóstico?

obastrução intestinal pode levar a cirurgia
Exames complementares ajudarão o médico a determinar a área afetada. (Imagem: vittaya25/iStock)

O diagnóstico é realizado, primeiramente, por exame físico de apalpação, no qual o médico fará uma avaliação da região obstruída. Em seguida, é pedido um exame de colonoscopia, para se ter imagens da situação dos intestinos grosso e delgado.

Em determinados casos, o médico pode solicitar uma endoscopia digestiva, para ter informações complementares ao laudo médico. Exames mais simples também podem sinalizar a obstrução intestinal, como a tomografia computadorizada e a radiografia, por exemplo.

Quais as possíveis causas?

As causas para a ocorrência de uma obstrução intestinal são várias, entre elas estão:

  • cirurgias na região abdominal;
  • diverticulite grave;
  • hérnias;
  • estreitamento do intestino decorrente de inflamação, radioterapia ou infecção;
  • sangramentos;
  • isquemia do intestino;
  • câncer no intestino;
  • doença de Crohn;
  • doenças parasitárias.

Como é feito o tratamento da obstrução intestinal?

O tratamento adequado deve ser feito por um médico proctologista que, após avaliar causas e sintomas, irá definir o melhor método. Em casos em que a obstrução não é grave, geralmente, recomenda-se que o paciente fique em jejum e receba líquido por modo venoso. Além disso, uma medicação adequada para controlar inflamações também faz parte dessa rotina de cuidados.

Aos pacientes com obstrução mais séria é indicado tratamento cirúrgico, pois a cirurgia irá agir no motivo do bloqueio e liberar a região. Desse modo, se o motivo da obstrução é um câncer no intestino, deve-se fazer a retirada do tumor, por exemplo. Assim, cada caso vai pedir um tratamento adequado.

O principal indício de uma melhora do quadro é o paciente conseguir retomar a evacuação, porque isso mostra que não há mais obstrução no intestino. Ainda assim, é um mal que pode voltar a acontecer e, por isso, é importante que se siga uma dieta adequada, além de acompanhamento médico.

Atenção: Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados