Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 14 de novembro de 2021

11 ótimas técnicas para relaxar o corpo

Douglas Ferreira
Última atualização: 12 de novembro de 2021
Por: Douglas Ferreira

Aprenda algumas dicas para relaxar o corpo e aliviar a tensão.

11 ótimas técnicas para relaxar o corpo Imagem: Photodjo/iStock

Alguns movimentos simples podem ajudar você a relaxar e desfazer a tensão causada pelo dia a dia. Os exercícios de relaxamento abaixo podem ser feitos diariamente ou sempre que houver necessidade de restaurar a sensação de calma. Faça-os enquanto espera a chaleira ferver, sentado à escrivaninha ou até mesmo durante uma viagem; os exercícios para pernas e tornozelos são especialmente úteis em viagens aéreas. Mas, atenção, não tensione nem force o corpo além do confortável.

Veja agora 11 maneiras para relaxar o corpo!

1. Soltar os ombros

Alongue os braços para os lados, em ângulo reto com o corpo, e depois dobre os punhos, puxando as mãos para trás. Isso libera a tensão depois de ficar com braços e mãos em posição praticamente estática durante muito tempo, talvez segurando o telefone, usando o teclado, dirigindo ou segurando uma caneta durante horas a fio. Além dos músculos, o movimento alonga todas as fibras nervosas.

2. Rotação do braço

Estique os braços para os lados e gire-os oito vezes para trás, oito vezes para a frente. Esse movimento vigoroso ajuda a respirar mais profundamente, como se a respiração se soltasse de elásticos apertados que apertassem o meio do corpo. Também libera os músculos do alto das costas e ajuda a prevenir curvaturas da coluna provocadas pela má postura.

3. Balanço dos braços

Erga os braços até a altura dos ombros, na frente do corpo, e depois os deixe cair – basta deixar cair –, registrando a sensação de permitir que os braços caiam naturalmente. Balance-os durante alguns momentos – subir e cair, subir e cair – e sinta esse movimento rítmico e despreocupado. É muito relaxante para os braços, nos quais se acumula tensão durante o dia.

4. Alongamento do pescoço

Vire a cabeça para a direita, como se tentasse ver alguém em pé atrás de você. Conte até seis e sinta o alongamento no lado oposto. Agora faça o mesmo para a esquerda, olhando por sobre o ombro. Repita umas seis vezes de cada lado, sempre contando até seis. Mantenha o corpo virado para a frente e não trinque os dentes.

5. Inclinação do pescoço

Incline a cabeça na direção do ombro esquerdo, como se quisesse tocar o ombro com a orelha. Mantenha o rosto virado para a frente e não deixe os ombros subirem. Segure alguns segundos e sinta o alongamento nos músculos do outro lado do pescoço. Agora faça o mesmo para a direita. Repita seis vezes ou mais.

6. Queda dos ombros

Baixe os ombros e expire num longo suspiro. Então baixe um pouco mais os ombros na direção dos quadris, inspirando profundamente pelo abdome ao mesmo tempo. Mantenha os ombros abaixados um ou dois segundos e depois simplesmente os solte e expire devagar. Os ombros voltarão à posição relaxada natural e a respiração deve ficar mais calma. Continue respirando lentamente pelo abdome.

7. Rotação dos ombros

Faça círculos com os ombros regularmente para mantê-los flexíveis e relaxados. Faça seis rotações para trás, depois seis rotações para a frente. Termine com algumas rotações para trás a fim de deixar os ombros numa boa posição.

8. Alongamento das pernas

Afaste os calcanhares do corpo e sinta o alongamento liberador dos músculos da panturrilha. Então aponte os dedos dos pés para baixo e alongue os músculos da canela (se tiver cãibra, não mantenha essa posição por muito tempo). Faça isso depois de ficar sentado imóvel por longos períodos.

9. Rotação dos tornozelos

Gire os tornozelos e faça círculos com os pés, primeiro dez vezes num sentido, depois no outro. Isso melhora a circulação nas pernas quando ficam algum tempo paradas. Esse exercício é fundamental para idosos, que podem sofrer úlceras nas pernas caso a circulação fique lenta demais.

10. Balanço do corpo

Gire os braços para a direita e depois para a esquerda várias vezes, deixando-os balançarem e se dobrarem soltos em torno do corpo, como um boneco de trapos. Não faça esforço para balançar os braços; deixe-os moles e soltos, como se fossem fitas penduradas na articulação dos ombros. Esse movimento infantil e despreocupado é excelente para liberar a tensão.

11. Sacudir as pernas

Fique em pé, se possível, e sacuda as pernas, uma de cada vez, do jeito que os nadadores e atletas fazem antes de uma competição. Sacuda as pernas com vigor e sinta o movimento subir até os músculos da coxa.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados