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Publicado em: 13 de agosto de 2021

Para que serve o chá preto? Descubra 13 benefícios

Quer conhecer um chá para emagrecer que além de tudo é bom para aumentar o foco? Aposte no chá preto.

Imagem: Hasan Albari/Pexels

O chá é mesmo uma bebida incrível, cheia de benefícios para a saúde. Se você está precisando de uma bebida fácil de preparar, deliciosa e excelente para a saúde, precisa experimentar o chá preto! Famoso por auxiliar em problemas intestinais, este chá também funciona muito bem para diversos outros aspectos do nosso corpo.

Se você quiser saber para que serve o chá preto, continue lendo nosso artigo.

Leia também: Conheça os benefícios do chá de hortelã para a sua saúde

O que é o chá preto?

O chá preto é, por definição, o chá preparado a partir das folhas de arbusto chamado Camellia sinensis. Este chá contém cafeína, bem como outros estimulantes e antioxidantes.

Um processo chamado oxidação transforma as folhas da Camellia sinensis de verde para preto. Na oxidação, as folhas são expostas ao ar úmido e rico em oxigênio. Os fabricantes de chá controlam a quantidade de oxidação. O chá preto é um chá totalmente oxidado.

O chá verde, por exemplo, vem da mesma planta, mas não passa por um processo de oxidação. O extrato de chá preto pode ser vendido também como um suplemento de ervas. Enquanto suplemento, o chá pode incluir outros tipos de ervas, vitaminas ou minerais.

Nutrientes

Como outros tipos de chá, o chá preto contém:

  • cafeína;
  • aminoácidos;
  • carboidratos;
  • proteínas;
  • potássio;
  • manganês;
  • fluoreto;
  • antioxidantes;
  • flavonoides.

Para que serve?

beber três xícaras de chá-preto por dia pode dar um boost na sua saúde
Beber chá preto todos os dias pode ajudar a ter mais foco e energia diariamente. (Imagem: fizkes/iStock)

1. Tem propriedades antioxidantes

Os antioxidantes são conhecidos por fornecer uma série de benefícios à saúde. Consumi-los pode ajudar a remover os radicais livres e diminuir os danos às células do corpo.

Os polifenóis são um tipo de antioxidante encontrado em certos alimentos e bebidas, incluindo o chá preto. Embora muitos suplementos contenham antioxidantes, a melhor maneira de consumi-los é por meio de alimentos e bebidas.

Na verdade, algumas pesquisas descobriram que tomar antioxidantes na forma de suplemento pode até mesmo prejudicar sua saúde, caso seja algo feito sem acompanhamento médico.

2. Faz bem para o coração

O chá preto contém outro grupo de antioxidantes chamados flavonoides, que beneficiam a saúde do coração. Junto com o chá, os flavonoides podem ser encontrados em vegetais, frutas, vinho tinto e chocolate preto. Consumi-los regularmente pode ajudar a reduzir muitos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol alto, níveis elevados de triglicerídeos e obesidade.

Adicionar chá à sua rotina diária é uma maneira fácil de incorporar antioxidantes em sua dieta e reduzir potencialmente o risco de complicações de saúde futuras.

3. Ajuda a reduzir o colesterol ruim

O corpo contém dois lipídios que transportam o colesterol por todo o corpo: um é o lipídio de baixa densidade (LDL) e o outro é o lipídio de alta densidade (HDL). O LDL é considerado o lipídio “ruim”, porque transporta o colesterol para as células de todo o corpo. Enquanto o HDL é considerado o lipídio “bom”, porque transporta o colesterol das células para o fígado para ser excretado.

Quando há muito LDL no corpo, ele pode se acumular nas artérias e causar depósitos de cera, chamados placas. Isso pode causar problemas como insuficiência cardíaca ou derrame. Felizmente, alguns estudos descobriram que consumir chá pode ajudar a reduzir o colesterol LDL.

4. Ajuda na saúde intestinal

O tipo de bactéria no seu intestino pode desempenhar um papel significativo em sua saúde, já que ele contém trilhões de bactérias, bem como 70-80% do seu sistema imunológico. Embora algumas bactérias em seu intestino sejam benéficas para sua saúde, outras não são.

Os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a manter o intestino saudável, promovendo o crescimento de bactérias boas e inibindo o crescimento de bactérias ruins, como a Salmonella. Além disso, o chá contém propriedades microbicidas que eliminam as substâncias nocivas e melhoram as bactérias intestinais e a imunidade, ajudando a reparar o revestimento do trato digestivo.

5. Auxilia a baixar a pressão arterial

A hipertensão arterial afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e renal, acidente vascular cerebral, perda de visão e ataques cardíacos.

Um estudo realizado nos EUA analisou o papel do chá preto na redução da pressão arterial. Os participantes beberam três xícaras do chá por dia, durante seis meses. Com os resultados, descobriu-se que aqueles que beberam chá preto tiveram uma diminuição significativa na pressão arterial, em comparação com o grupo que recebeu o placebo.

Beber este chá diariamente, bem como incorporar outras modificações ao estilo de vida, como estratégias de controle do estresse, pode beneficiar as pessoas com pressão alta.

6. Ajuda a evitar o acidente vascular cerebral (AVC)

Um derrame pode ocorrer quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado ou se rompe. Felizmente, 80% dos acidentes vasculares cerebrais são evitáveis. Por exemplo, controlar sua dieta, atividade física, pressão arterial e não fumar podem ajudar a reduzir o risco de derrame. Um estudo descobriu que o risco de AVC foi reduzido em cerca de 70% em homens que bebiam cinco ou mais xícaras de chá preto por dia.

Outro estudo mostrou que o risco de ter um infarto do miocárdio era reduzido em mais de 40% em homens e mulheres que consumiam uma ou mais xícaras de chá por dia. Os flavonoides presentes no chá preto podem proteger contra o derrame de duas formas: eles reduzem a capacidade das plaquetas de formar coágulos, causa da maioria dos AVCs; eles também impedem parte do dano causado às artérias pelos radicais livres, moléculas instáveis que são liberadas quando o corpo consome oxigênio.

7. Auxilia na redução da glicose

Níveis elevados de açúcar no sangue podem aumentar o risco de complicações de saúde, como o diabetes do tipo 2, obesidade, doenças cardiovasculares, insuficiência renal e depressão. O consumo de grandes quantidades de açúcar, principalmente de bebidas adoçadas, demonstrou aumentar os valores de açúcar no sangue e o risco de diabetes do tipo 2. O chá preto é uma ótima bebida não adoçada que ajuda a aumentar o uso da insulina no corpo.

8. Pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer

Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer e alguns não são evitáveis. No entanto, os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a prevenir a sobrevivência das células cancerosas.

Embora este chá não deva ser considerado um tratamento alternativo para o câncer, algumas pesquisas demonstraram o potencial do chá preto para ajudar a reduzir a sobrevivência das células cancerígenas.

9. Aumenta o foco e a energia para as atividades diárias

O chá preto contém cafeína e um aminoácido chamado L-teanina, que pode melhorar o estado de alerta e o foco. A L-teanina aumenta a atividade alfa no cérebro, resultando em relaxamento e melhor foco. Estudos descobriram que as bebidas que contêm L-teanina e cafeína têm maior impacto no foco devido aos efeitos das substâncias no cérebro.

Pode ser por isso que muitas pessoas relatam uma energia mais estável após beber chá, em comparação com outras bebidas com cafeína, como o café. Isso torna o chá preto uma ótima bebida se você está procurando melhorar a energia e o foco sem muita cafeína.

10. Auxilia no emagrecimento

O chá preto ajuda no emagrecimento. Estudos comprovam que a cafeína presente no chá preto pode aumentar o metabolismo basal em 6%. Além disso, a cafeína incentiva o corpo a quebrar a gordura armazenada e a estimular os ciclos que metabolizam as gorduras. A cafeína também pode ajudar a manter o peso por um longo período de tempo.

Além disso, ao adicionar chá preto à sua rotina, como substituto de algumas de sua bebidas favoritas, seu consumo de calorias será reduzido, já que o chá preto é hipocalórico. Uma xícara de chá preto tem apenas 2 calorias. Se você adicionar açúcar e/ou adoçante, a quantidade total deve ficar entre 20 e 23 calorias. Ao escolher o chá preto para beber, uma quantidade significativa de calorias consumidas é reduzida.

11. Ajuda no combate a infecções

Estudos comprovam que há no chá preto o aminoácido chamado L-teanina, também, encontrado no chá verde e no oolong. A L-teanina é processada no fígado e convertida em etilamina, uma molécula que melhora a reação de uma célula sanguínea imunológica chamada célula T gama-delta. Esta célula é a primeira linha de defesa contra muitos tipos de infecções bacterianas, virais e parasitárias, ajudando a fortalecer o seu sistema imune e no combate a infecções.

12. Auxilia no combate a problemas na gengiva

O chá preto contém ácido tânico, que funciona como um adstringente poderoso que contrai os tecidos edemaciados e ajuda a estancar o sangramento na gengiva. É como um lápis hemostático para as gengivas. Para usar o chá preto desta forma, ponha um saquinho de chá úmido na área dolorida. Se o sangramento e a inflamação persistirem, dobre o saco ao meio e morda-o.

13. Elimina o mau cheiro nos pés

O ácido tânico, substância presente no chá preto, é responsável por matar as bactérias presentes nos pés e fecha os poros, fazendo com que seus pés suem menos e o chulé se vá. Para aproveitar este benefício, siga os passos abaixo:

  1. Ferva 2 saquinhos de chá em 1⁄2 litro de água por 15 minutos.
  2. Retire os saquinhos e dilua o chá em 2 litros de água.
  3. Deixe a mistura esfriar, se necessário, e em seguida ponha os pés de molho nela por 30 minutos.
  4. Repita o processo diariamente.

Como fazer chá preto

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente
  • 1 saquinho ou 1 colher (chá) de folhas de chá preto

Modo de preparo

Adicione o saquinho ou as folhas de chá preto à água, tampe e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Coe e tome ainda morno, sem adoçar, de preferência.

Contraindicações

O consumo de chá preto é contraindicado para:

  • mulheres grávidas e/ou lactantes;
  • crianças;
  • pessoas hipertensas;
  • pessoas com problemas intestinais graves.

E lembre-se: o consumo não deve ultrapassar 3 xícaras (600 ml) por dia.

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