10 pincéis de maquiagem que você precisa ter no seu kit

Quer montar o seu kit de maquiagem mas está em dúvida de quais pincéis comprar e para que servem? Leia nosso artigo e entenda melhor.

Letícia Taets | 15 de Maio de 2021 às 20:00

Mateusz Dach/Pexels -

Para quem é iniciante no mundo da maquiagem, uma das partes mais difíceis pode ser identificar e entender como usar os pincéis de maquiagem. Com tantos tipos de pincéis de maquiagem diferentes, muitas vezes parecidos, pode ser confuso saber quais comprar na hora de fazer o seu kit de maquiagem perfeito. Por isso, preparamos um pequeno guia com os pincéis de maquiagem para te ajudar na escolha.

Um bom conjunto de pincéis de maquiagem vai ter de tudo um pouco: o pincel certo para esfumar, para passar pó, para fazer contorno… No entanto, alguns podem ser utilizados para mais de uma função, caso você ainda esteja montando seu kit de maquiagem e não queria sair comprando vários de uma vez só. Também é importante manter os pincéis sempre limpos para aproveitar o melhor deles.

Segue abaixo os tipos de pincéis mais comuns e como utilizá-los para ter uma maquiagem perfeita!

1. Pincel língua de gato

O pincel língua de gato é um dos pincéis de maquiagem mais importante. (Imagem: Divulgação/Make B.)

Com sua forma achatada, este pincel é um dos itens mais importantes dessa lista, especialmente por sua versatilidade: pode ser usado tanto para base líquida quanto cremosa, tendo cerdas firmes e geralmente feito de fibras sintéticas. Este tipo de pincel também pode ser usado para a utilização de corretivo, assim como também para sombras líquidas. É necessário apenas tomar cuidado para que a aplicação dos produtos não fique muito marcada: mantenha a mão leve com este pincel.

2. Pincel de sombra

O pincel de sombra pode ajudar a preencher sobrancelhas. (Imagem: Divulgação/TB Make)

Semelhante ao pincel de corretivo, o pincel de sombra tem cerdas firmes e densas. Este pincel pode ser usado para definir e preencher sobrancelhas, bem como para aplicação de delineador em gel.

3. Pincel esponjinha

O pincel esponjinha é multifacetado e é usado para aplicar sombras. (Imagem: Divulgação/Make B.)

Este pincel é um dos favoritos das iniciantes de pincel para aplicar sombras tanto em pó, quanto compactas e cremosas. Geralmente, quanto mais redonda e maior a ponta, mais suave e misturada será a aplicação. Este é um ótimo pincel para iniciantes e também um ótimo pincel para esmaecer sombras, daí o nome “pincel de esmaecimento”.

4. Pincel de contorno

O pincel de contorno é ideal para quem curte maquiagens mais marcadas. (Imagem: Divulgação/ Make B.)

Um pouco similar aos pinceis de pó e kabuki, a principal diferença é que este é angular, em vez de redondo. Este pincel é ideal para quem gosta de um contorno mais marcado nos looks, especialmente por seu ângulo na hora da aplicação. No entanto, para que o resultado não fique exagerado, é necessário ter a mão leve e prestar atenção na quantidade de produto que você está aplicando.

5. Pincel de esfumar

O pincel de esfumar é ótimo para quem gosta de uma sombra suave e esfumada. (Imagem: Reprodução/Make B.)

Comprido e com a ponta pequena, este pincel é especial para quem gosta de um look com sombra suave e esfumada e gosta de usar delineador e sombra na parte inferior dos cílios. Mais do que isso, este pincel é fundamental para criar esse tipo de look. Ele proporciona um acabamento bem mais suave para a pele, especialmente na aplicação de corretivos.

6. Pincel leque

O pincel leque é ideal para corrigir erros na maquiagem. (Imagem: Divulgação/Vult)

Geralmente utilizado por profissionais e pessoas mais avançadas no mundo da maquiagem, o pincel leque também é excelente para quem ama iluminador, já que a aplicação do produto com este pincel fica na medida certa. O pincel leque é ideal ainda para corrigir erros na maquiagem, já que é bastante leve.

7. Pincel chanfrado

O pincel chanfrado é ideal para preencher a sombra e aplicar delineador. (Imagem: Divulgação/Sigma)

Outro dos pinceis mais queridos, o chanfrado é um hit da maquiagem para olhos: ideal para preencher a sombra e para aplicar o delineador em gel ou líquido. Para que seu uso seja perfeito, é necessário um pouco de prática: nem sempre você vai conseguir a precisão que deseja de primeira.

8. Pincel kabuki

O pincel kabuki é para ser usado com produtos em pó. (Imagem: Divulgação/Mari Saad)

O pincel kabuki é ótimo para obter um acabamento impecável e aerado, sendo especialmente bom para bases minerais, blush e pó translúcido. Existem muitas versões diferentes desse pincel e seu uso para base vai depender do tipo de produto que você está usando: bases líquidas não costumam funcionar bem com o pincel kabuki. O ideal é que ele seja usado apenas com produtos em pó.

9. Pincel escova

O pincel escova é ideal para produtos líquidos. (Imagem: Divulgação/Make B.)

Este tipo de pincel é ideal para produtos líquidos, proporcionando resultados de alta definição. Pode ser usado para aplicar BB Creams e bases mais líquidas e/ou cremosas, além de blush e iluminador também com o mesmo acabamento. Com as cerdas macias, o resultado fica muito bonito caso você use de forma correta: espalhe o produto em uma superfície ou no dorso da sua mão, molhe o pincel escova e depois aplique o produto no rosto.

10. Pincel de pó

O pincel de pó é o mais popular da maleta de maquiagem. (Imagem: Divulgação/Mari Saad)

O pincel de pó é um dos mais populares da maquiagem: sendo grande e volumoso e com suas cerdas macias, ele é utilizado para dar um bom acabamento para a sua make, selando produtos em pó. Outra vantagem é que ele alcança diversos pontos do rosto por ser um pincel mais volumoso do que a média.