Eles são indispensáveis na hora de criar contornos, dar cor às pálpebras e um tom de saúde às bochechas, e por isso precisam de bons cuidados. Saber quando e como limpar pincel de maquiagem é fundamental para obter o melhor resultado.

Mas não é só na qualidade da make que a limpeza dos pincéis influencia. Retirar habitualmente os restos de produtos das cerdas pode evitar a proliferação de bactérias e fungos, que podem ocasionar, inclusive, problemas de pele.

As esponjas de maquiagem também precisam de atenção. Elas também acumulam resíduos que podem ser prejudiciais à pele e interferir no resultado final do acabamento.

Como limpar pincel de maquiagem

como limpar pincel de maquiagem
Fonte: Dmytro Pokulityi/iStock

A rotina de cuidados com os pincéis de maquiagem pode variar de acordo com sua frequência de uso. Porém, deixá-los sempre limpos deve ser um hábito a ser adotado.

A limpeza das cerdas, sejam sintéticas ou naturais, é super simples:

  • Molhe o pincel em água morna;
  • Em seguida, coloque um pouco de sabonete líquido (xampu de bebê ou detergente) na palma da mão;
  • Faça movimentos circulares com a cerda do pincel na palma da mão (não molhe a base das cerdas) até fazer uma leve espuma;
  • Enxague cuidadosamente e passe o pincel em um papel toalha para conferir se todos os resíduos foram eliminados. Se ainda estiver sujo, repita o procedimento.

Nunca guarde os pincéis molhados, se a água penetrar no cabo pode apodrecer a madeira!

Ao final, deixe o pincel deitado em uma toalha limpa para secar naturalmente. Mas se precisar secar com rapidez, utilize um secador de cabelos no modo frio, direcionando o ar da base para a ponta das cerdas.

Outras maneiras simples de limpar

1. Lavagem a seco

como limpar pincéis de maquiagem
Fonte: Sasha Brazhnik/iStock

Existe no mercado uma esponja de limpeza de pincéis, que retira os resíduos ao passar as cerdas em cima dela. Mas é possível improvisar com um acessório para fazer coques chamado donut (ou rosquinha).

O material desse produto é perfeito para remover a sujeira do seu pincel. Passe as cerdas do pincel levemente sobre ele e perceba que o pincel ficará limpo rapidamente.

2. Misturinha caseira

pincel de maquiagem
Fonte: aimy27feb/iStock

Para ter o seu próprio higienizador de pincéis, basta adicionar em um frasco pequeno com borrifador: 1 xícara de água, 1/4 de álcool 70%, 1/2 colher (sobremesa) de detergente, 1 colher (chá) de sabonete antibacteriano e 1 colher (chá) de leave-in para cabelos. Por fim, misture bem.

Para usá-lo, borrife um pouco em um papel toalha ou flanela e passe o pincel sobre a superfície em movimentos circulares. Mas no caso do pincel chanfrado, passe as cerdas de um lado para o outro.

3. Limpe com vinagre

pinceis de maquiagem
Fonte: ISvyatkovsky/iStock

O vinagre pode ser um bom aliado na hora de higienizar os pinceis de maquiagem, pois deixam as cerdas limpas e brilhosas. Em um recipiente, adicione 1 xícara de água quente, 1 colher (sopa) de xampu para bebê e 1 colher (sobremesa) de vinagre branco.

Misture bem e deixe por alguns segundos as cerdas dos pincéis nessa solução. Em seguida, esfregue delicadamente para retirar todos os resíduos. Pronto! Eles ficarão limpos, macios e brilhosos!

Como limpar esponja de maquiagem

esponja de maquiagem
Fonte: Krezofen/iStock

Mesmo não sendo unanimidade na preferência, as esponjas de maquiagem têm o seu valor.

Elas conferem um acabamento incrível em lugares onde o pincel não alcança bem, como canto dos olhos, e possui formatos diferentes para cada tipo de aplicação.

Contudo, os cuidados permanecem os mesmos, pois ambos precisam estar sempre limpos para alcançar o resultado prometido. Veja como é fácil higienizar as esponjas de maquiagem:

  • Molhe bastante a esponja em água corrente;
  • Depois, aplique um sabonete líquido neutro ou xampu neutro;
  • Espalhe o sabonete por toda a esponja enquanto aperta levemente para que o produto retire os resíduos de maquiagem;
  • Em seguida, lave em água fria. Se ainda não estiver limpa totalmente, reinicie o processo;
  • Por fim, deixe secando naturalmente em uma toalha limpa.

Se você for um usuário assíduo da esponja, precisará ter um pouco de paciência para repetir várias vezes a limpeza, a fim de retirar toda a maquiagem acumulada. Mas com certeza valerá a pena!