Quem nunca saiu de casa com a make perfeita e, após passar alguns minutos na rua, sentiu que o rosto estava derretendo? Pois é, manter a maquiagem no calor do verão brasileiro pode ser um desafio, mas não é impossível. Confira a seguir as 6 dicas para continuar linda durante essa época do ano:

Nattakorn Maneerat/iStock

1. Faça uma boa limpeza e aplique o protetor solar

O primeiro passo fundamental para uma boa maquiagem é lavar bem o rosto com um sabonete adequado para a sua pele (seca, mista ou oleosa). Em seguida, a aplicação de um tônico facial também é recomendável, ele tem a função de remover o excesso de oleosidade e as impurezas que o sabonete não consegue retirar da pele.

 Após a limpeza, aplique seu protetor solar facial de costume e espere secar.


HbrH/iStock

2. Use um primer fixador

A aplicação de um bom primer depois do protetor e antes da base é essencial para a maquiagem durar no calor. O produto suaviza os poros, segura a oleosidade e impede que o suor excessivo se misture com a base.


Viktoria Ovcharenko/iStock

3. Invista em uma base leve

Muitas mulheres preferem usar várias camadas de base para deixar a pele impecável, mas, durante o verão, quanto menos, melhor. Aposte em bases mais leves e com cobertura seca (ou oil free, caso sua pele seja oleosa). Deixe as bases de alta cobertura para outras épocas do ano.

Durante o verão, os BB Creams também não são recomendados, uma vez que a maioria possui fórmulas super hidratantes que tendem a aumentar a oleosidade e fazer a maquiagem “derreter”.


Ruttiyaphorn Saengnakhorn/iStock

4. Aplique a base com uma esponja

Os dedos possuem oleosidade e podem transferir bactérias para o rosto. Por isso, prefira aplicar a base com uma esponja própria que, além disso, também garante uma cobertura natural sem excesso do produto na pele.

Se não estiver satisfeita com a cobertura após aplicar a base, recorra a um corretivo líquido somente nas áreas necessárias, como olheiras e manchas.

Veja também: Como acabar com as olheiras naturalmente em casa