Podólogo: saiba como esse profissional pode ajudar você

Tem tido problemas nos pés e não consegue resolver de jeito nenhum? Considere consultar um podólogo, profissional especialista no assunto.

Letícia Taets | 1 de Maio de 2021 às 14:00

fotomaniya/iStock -

Se você já passou alguma vez pela experiência de uma unha encravada, sabe como dói. No entanto, há um profissional que pode te ajudar com esse tipo de questão: o podólogo. Esse profissional estuda e se prepara para cuidar dos pés, indo desde questões como unhas encravadas até fissuras nos pés, entre muitas outras.

A formação do podólogo, em geral, dura entre 2 e 3 anos, caso a opção seja um curso técnico ou do tecnólogo. Antes do término dos estudos deste profissional, ele possui atividades práticas: isto é, os profissionais da podologia não terminam sua formação sem antes praticar.

Quem o podólogo pode tratar?

Os podólogos tratam pessoas de todas as idades e também uma grande variedade de problemas nos pés. Alguns podólogos são especializados em diferentes áreas, como por exemplo: tratamento de feridas, área esportiva, pés diabéticos, área pediátrica, entre outros.

Se seus pés doem, talvez você precise consultar um podólogo: mesmo que você não sinta dor nos pés, é uma boa ideia fazer uma avaliação para conferir se está tudo bem. Um podólogo pode, por exemplo, remover com segurança a pele “dura” dos pés e cortar as unhas dos pés corretamente. Ele também pode te orientar em relação a qual tipo de calçado é melhor para os seus pés.

Consulte um podólogo se sentir dor ou lesão no pé. Obtenha cuidados médicos urgentes se tiver algum destes sintomas por mais de um ou dois dias: dor forte inchaço dormência ou formigamento ferida aberta ou ferida infecção (vermelhidão, calor, sensibilidade ou febre).

Caso você não consiga andar ou não consiga colocar peso no pé, procure um especialista.

Problemas comuns tratados por podólogos

O podólogo pode ajudar a cuidar da saúde dos seus pés. (Imagem: Lyashik/iStock)

Os problemas mais comuns tratados por esses profissionais incluem:

Fatores de risco para problemas nos pés

Ter certas condições de saúde pode desencadear problemas nos pés em algumas pessoas. Isso inclui:

Pessoas com diabetes correm maior risco de problemas nos pés. Portanto, caso você seja diabético(a), é especialmente necessário prestar muita atenção a qualquer mudança na sensação dos pés. A manutenção correta da diabetes pode ajudar a aliviar a dor no pé. Informe o seu podólogo com urgência se você tiver algum sintoma dos sintomas abaixo: