Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de fevereiro de 2021

Viciado em café? Bebida pode reduzir massa cinzenta do cérebro

Estudo realizado por universidade suíça traz novas evidências em relação ao uso contínuo da bebida.

Imagem: ArtRachen01/iStock

É difícil chegar ao fim do dia sem pelo menos um pouquinho de café, não é mesmo? No entanto, de acordo com estudo produzido por pesquisadores da Universidade de Basileia, na Suíça, tomar a bebida diariamente pode provocar mudanças no cérebro.

Para realizar o estudo, foram selecionadas 20 pessoas saudáveis que já consumiam café diariamente. Eles receberam comprimidos para tomar em dois períodos diferentes de 10 dias, e não consumiram qualquer outra fonte de cafeína durante esse tempo.

Durante um período de estudo, eles receberam comprimidos com cafeína; no outro, comprimidos sem princípio ativo (placebo).

No final de cada período de 10 dias, os pesquisadores examinaram o volume da massa cinzenta dos indivíduos por meio de scans cerebrais. Eles também investigaram a qualidade do sono dos participantes no laboratório do sono, registrando a atividade elétrica do cérebro (EEG).

Consumo de café não mostrou alterações no sono

A comparação final de dados revelou que a qualidade do sono dos participantes não foi prejudicada, independentemente de terem tomado a cafeína ou as cápsulas de placebo.

No entanto, eles notaram uma diferença significativa na massa cinzenta. Após 10 dias de placebo – ou seja, em abstinência de cafeína – o volume de massa cinzenta foi maior do que após o mesmo período de tempo com cápsulas de cafeína.

Embora a cafeína pareça reduzir o volume da massa cinzenta, após apenas 10 dias de abstinência do café, ela se regenerou significativamente nos assuntos de teste, ao menos temporariamente.

senhor idoso montando quebra-cabeças com imagem de cérebro humano
Massa cinzenta está envolvida em memória, fala e controle dos músculos. Imagem: LightFieldStudios/iStock

O que é a massa cinzenta do cérebro?

Também chamada de córtex cerebral, a massa cinzenta faz parte do sistema nervoso central e é a parte do cérebro responsável por processar informações.

Formada principalmente por células neurais, axônios e dendritos, ela é responsável por funções bastantes importantes do nosso corpo, como equilíbrio, postura e movimento. Também é responsável pelas funções de linguagem e consciência.

Benefícios do café

xícara de café em cima de toalha azul com grãos de café em cima
Tomar café também traz muitos benefícios para a saúde. Imagem: kimrawicz/iStock

Apesar dos resultados do estudo, não é possível concluir que as mudanças geradas pelo consumo diário de café no cérebro humano são necessariamente danosas.

Ainda há muitos benefícios para o consumo moderado de café, desde que respeitada a quantidade de no máximo 2 xícaras por dia (400 ml) para adultos e no máximo 1/2 xícara (100 ml) por dia para crianças a partir de 2 anos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close