Cúrcuma faz mal para os rins?

Saiba se cúrcuma faz mal para os rins e quais são os riscos de consumir essa especiaria de acordo com os especialistas!

Thyago Soares | 18 de Março de 2024 às 08:00

Entenda se consumir cúrcuma faz mal para os rins. - (Nungning20 / iStock)

A cúrcuma é conhecida pela sua tonalidade amarela e pelo sabor que adiciona a qualquer comida! Essa especiaria é amplamente utilizada na culinária indiana e também possui propriedades benéficas para a saúde, sendo utilizada na medicina tradicional chinesa no tratamento de de diversas condições digestivas e inflamatórias. Mas será que a cúrcuma faz mal para os rins? Vamos ajudar você a entender. 

Leia também: Chá para pedra nos rins realmente funciona? Saiba o que dizem especialistas

Cúrcuma faz mal para os rins?

Apesar de ser natural, o consumo excessivo de cúrcuma pode acarretar malefícios à saúde e interferir negativamente no tratamento de algumas condições! Segundo publicação do portal Vale Saúde, o consumo de cúrcuma deve ser moderado, uma vez que essa especiaria possui oxalato, uma susbtância que se for ingerida em grandes quantidades, pode acabar acarretando no desenvolvimento de cálculos renais em pessoas que tenham predisposição para isso.

Além disso, a cúrcuma é rica em potássio, um mineral que pessoas que possuem problemas renais tem dificuldades de absorver e eliminar da circulação. Apesar de tudo, se a cúrcuma for ingerida de forma moderada pode trazer benefícios para a saúde e ser inofensiva.

Quais pessoas devem evitar o consumo de cúrcuma?

 A cúrcuma pode oferecer uma série de benefícios para a saúde, entretanto, o seu consumo deve ser consciente ou até mesmo evitado por pessoas que possuam algumas condições de saúde e nós vamos te contar quais!

Além disso, a ingestão desse tempero deve ser evitado por mulheres grávidas e para lactantes! Ainda de acordo com a publicação do portal Vale Saúde, os casos de efeitos colaterais pela ingestão de cúrcuma são raros devido a sua baixa toxidade, levando em consideração a ingestão de menos de 8g por dia.

Saiba mais sobre os riscos do consumo de cúrcuma assistindo ao canal do Youtube "Dr. Hong Jin Pai - Dor, Fisiatria e Acupuntura":


Gostou desse conteúdo? Confira também: Poluição prejudica os rins? – confira essa e outras descobertas da Medicina
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.

alimentação saúde suplemento Cúrcuma especiaria