Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de novembro de 2020

Açafrão: conheça os benefícios para o corpo e para a mente

Descubra o que açafrão (também conhecido como açafrão-da-terra ou cúrcuma) pode oferecer para a sua saúde

Imagem: Imagem: vainillaychile/iStock

O açafrão (ou açafrão-da-terra ou cúrcuma) é uma planta herbácea da família do gengibre e que a partir dela é possível conseguir uma especiaria de mesmo nome que possui diversos benefícios, podendo ser usada tanto na culinária como para cuidar de nossa saúde. 

Originário do sudoeste asiático, o açafrão vem despertando um grande interesse da comunidade científica devido aos diversos benefícios aparentes – e que vêm se mostrando verdadeiros ou ao menos promissores. 

Leia também: Conheça o poder da linhaça e seus benefícios – Seleções Brasil 

É sabido, por exemplo, que o açafrão possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. E há pesquisas que procuram investigar os efeitos da curcumina – o pigmento que dá cor e também é um componente ativo do açafrão-da-terra – diante do câncer. 

A fim de espalhar a palavra do açafrão e fazer com que todos usufruam de suas qualidades, resolvemos contar para vocês sobre alguns benefícios dessa raíz. Vem com a gente!

O açafrão tem efeitos antidepressivos

Açafrão
Imagem: Nildanet/iStock

Pesquisas têm demonstrado que a curcumina, componente ativo do açafrão, possui efeito positivo contra a depressão, essa doença silenciosa e que tem feito cada vez mais vítimas.

Há pesquisas que afirmam que o resultado da curcumina em pacientes depressivos é similar a de medicamentos antidepressivos, tendo a vantagem de não possuir efeitos colaterais, que são tão costumeiros a todo tipo de medicamentos.  

O açafrão pode ajudar a prevenir o câncer

Açafrão
Imagem: Phaelnogueira/iStock

Há estudos pesquisando os efeitos da curcumina sobre o câncer e alguns deles têm evidenciado que o açafrão tem o poder de reduzir a angiogênese, agindo sobre a formação de tumores e contribuindo para destruir células cancerígenas. 

Além disso, o seu fator antioxidante é capaz de proteger células que podem alterar o DNA celular, o que leva ao surgimento de células cancerígenas. 

Pode até ser coincidência, mas há quem acredite que não é à toa que a Ásia seja a maior produtora e consumidora de açafrão no mundo e também o lugar onde há menor registro proporcional de casos de câncer.

O açafrão ajuda a cuidar do coração

Açafrão
Imagem: DENIO RIGACCI/iStock

Mais uma vantagem do fator antioxidante da curcumina, o açafrão-da-terra pode agir contra a oxidação do colesterol, que é o que leva os vaso sanguíneos acumularem placas endurecidas capazes de ocasionar um ataque cardíaco. Além de evitar a oxidação do colesterol, o que ajuda a proteger o coração, há estudos científicos que defendem que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca. 

A propriedade anti-inflamatória do açafrão também pode ser benéfica para o coração, pois inflamações crônicas podem ser prejudiciais para órgão tão importante para o corpo humano, e o açafrão consegue inibir algumas das moléculas e enzimas que as causam. 

Quer saber mais sobre como as inflamações crônicas podem prejudicar o coração? Nós temos essa matéria aqui que você pode conferir.

E caso você queria ser informar ainda mais, temos essa lista com 18 superalimentos que melhoram a saúde do coração.

O açafrão pode ajudar a prevenir o Alzheimer 

Açafrão
Imagem: Martin Keiler/iStock

Outro benefício incrível do açafrão é a possibilidade que ele possui de prevenir o mal de Alzheimer. 

Como sabemos, o Alzheimer é uma doença terrível. Neuro-degenerativa, ela compromete as funções cognitivas, diminuindo as capacidades de trabalho e relação social, sendo uma das doenças responsáveis pela demência. 

Como não termos uma tratamento eficaz para combater o Alzheimer, preveni-la é uma das melhores maneiras de enfrentá-la. E é aí que o açafrão-da-terra entra, pois a curcumina reduz o risco da doença por agir reduzindo a formação de placas amiloides, pois é justamente com o acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide que se origina o mal de Alzheimer.  

Quer se informar mais sobre essa doença? Nesta matéria explicamos com mais detalhes o que é o mal de Alzheimer e quais são seus principais sintomas. 

Como adicionar o açafrão no seu dia a dia

Açafrão
Imagem: ALLEKO/iStock

Vimos acima alguns dos diversos benefícios que a cúrcuma pode trazer para a nossa vida. E como muitos estudos e pesquisas ainda estão bem no início, as chances de descobrirmos mais e mais motivos para fazermos do açafrão um protagonista do nosso dia a dia são bem relevantes. 

Porém, acredito que a essa altura do campeonato você esteja se perguntando de que maneira pode adicionar o açafrão no seu dia a dia. Pois bem, vamos lá! 

Como já mencionamos, o açafrão teve origem no sudoeste da Ásia. E caso você não saiba, o tempero é um dos ingredientes essenciais do curry, uma mistura de especiarias muito utilizada pela culinária de países asiáticos. 

O açafrão é comumente usado em pó, podendo ser comprado deste modo ou pela raíz inteira, sendo possível usar o tempero em diversos alimentos, como por exemplo, sopas, omeletes, vários tipos de carne e até mesmo sucos. Além disso, também é muito comum que se use o açafrão diluído no azeite a fim de temperar as mais diversas saladas. 

E embora não se tenha contraindicações ao uso da cúrcuma, é recomendável que se faça uso da raíz o mais fresca possível, pois quanto mais fresca, mais rica em nutrientes. 

Agora que você conhece alguns dos benefícios do açafrão-da-terra, pode fazer dele uma especiaria presente no seu cotidiano. Afinal, esse tempero além de fazer muito bem, combina com muita coisa. 

Mas lembre-se: não utilize o açafrão (que também pode ser encontrado em cápsulas) como medicamento sem orientação médica, pois em vez de se ajudar, você só estará colocando a sua saúde em risco.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados