Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 27 de junho de 2020

15 fatos curiosos sobre o corpo humano que você não fazia ideia

Iana Faini
Última atualização: 23 de março de 2022
Por: Iana Faini

Fatos engraçados sobre algumas características e manias do nosso corpo.

15 fatos curiosos sobre o corpo humano que você não fazia ideia Imagem: scanrail\iStock

Provavelmente você já ouviu falar mil vezes sobre a importância de exercícios físicos e outras recomendações comuns para ter uma boa saúde. Além disso, também é fácil procurar no Google a causa de um formigamento e receber milhões de resultados em meio segundo.

Mas algumas esquisitices do corpo humano são um pouco mais misteriosas. Aqui, especialistas ajudam a responder 15 questões menos comuns:

  • Kirkikis\iStock Kirkikis\iStock

    1. Que sensação é aquela nas montanhas‑russas em que o estômago parece ir até a boca?

    Seus órgãos internos estão mesmo se mexendo! Quando o carrinho chega ao ponto mais alto, desacelera um segundo e depois despenca, o cinto de segurança mantém o corpo no lugar, mas alguns órgãos internos mais soltos, como o estômago e o intestino, “flutuam” um pouco. Ninguém se prejudica ao andar nas montanhas‑russas (tudo volta ao seu devido lugar), mas os nervos percebem o movimento e o registram como se o estômago pulasse até a garganta.

    Dr. Maged Rizk

  • LSOphoto\iStock LSOphoto\iStock

    2. Por que parece que as mulheres sentem mais frio que os homens?

    As mulheres têm um maior percentual de gordura corporal e conserva mais calor no centro do corpo. Isso ajuda a manter os órgãos vitais confortáveis e quentinhos, mas não as extremidades – e quando mãos e pés ficam frios, o corpo também fica.

    Além disso, a pesquisa indica que as mulheres têm um limiar mais baixo que os homens para a sensação de frio. Quando expostos à mesma temperatura gelada, os vasos sanguíneos dos dedos femininos se contraem mais do que os masculinos e, por isso, perdem a cor mais depressa.

    Kathryn Sandberg

  • vchal\iStock vchal\iStock

    3. Por que temos impressões digitais?

    Muitos especialistas acham que é para melhorar a capacidade de segurar, mas um estudo britânico sugere o contrário. Os pesquisadores verificaram que as cristas das impressões digitais tornam mais difícil segurar superfícies lisas e planas, como a do acrílico, porque reduzem a área de contato da pele.

    Em vez disso, eles acreditam que as impressões podem ajudar a água a escorrer dos dedos ou permitir que a pele se estique com mais facilidade, o que a protege de lesões e bolhas.

    Outros cientistas imaginam que as impressões digitais melhorem o tato. O que sabemos com certeza é que não há duas pessoas com as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos.

    Dr. Patteson Lombardi

  • dragana991\iStock dragana991\iStock

    4. Dor nas articulações prevê a mudança do tempo?

    Talvez.  Alterações na leitura do barômetro podem ser parte do motivo: a pressão atmosférica cai pouco antes de o mau tempo se instalar.

    Essa mudança provocaria a expansão dos tecidos do corpo associada a inchaço e dor. O efeito é pequeno, mas quem tem artrite ou inflamação nas articulações talvez perceba a diferença.

    A temperatura também pode causar impacto: em 2007, pesquisadores da Universidade Tufts constataram que a queda de cinco graus na temperatura correspondia a um pequeno aumento da dor nos joelhos de quem tem osteoartrite.

    Dr. Leon Benson

  • Mima88\iStock Mima88\iStock

    5. Por que o café tem gosto tão ruim à temperatura ambiente?

    A temperatura afeta o sabor. Pesquisadores da Bélgica descobriram que algumas papilas gustativas são mais sensíveis a moléculas de alimentos que estejam à temperatura ambiente ou pouco acima dela. Portanto, o café quente parece menos amargo porque as papilas que percebem este sabor não são tão sensíveis quando o café está quente.

    O aroma também influencia o sabor, e o café quente tem um sabor delicioso por causa do aroma agradável. À temperatura ambiente, o café não tem o mesmo cheiro.

    Dr. Paul Breslin

  • yanyong\iStock yanyong\iStock

    6. Por que a gente acorda à noite para urinar e não para defecar?

    Porque os neurônios inteligentes e sofisticados do intestino, que controlam as contrações do cólon ao empurrar as fezes para fora, também são influenciados pelo ritmo circadiano do organismo, ou seja, o relógio interno que nos acorda quando está claro lá fora e nos deixa sonolentos à noite.

    Assim, a maioria das pessoas não tem vontade de defecar no meio da noite. Por outro lado, a bexiga, que serve de reservatório do fluxo contínuo de urina produzida nos rins, só é capaz de reter determinado volume e aí tem de ser esvaziada.

    Normalmente, é possível dormir seis a oito horas sem precisar urinar, mas certas doenças ou o hábito de beber muita água antes de se deitar podem nos acordar para ir ao banheiro à noite.

    Dr. Pankaj J. Pasricha

  • Sofia Zhuravets\iStock Sofia Zhuravets\iStock

    7. Os pés crescem mesmo com a idade?

    Sem dúvida isso é possível: depois de anos de uso e desgaste, os tendões e ligamentos dos pés podem enfraquecer. Isso pode levar o arco plantar a se achatar, ou seja, os pés ficam mais largos e mais compridos. Mas não acontece com todo mundo.

    Em quem é gordo, tem pés ou tornozelos inchados ou sofre de algumas doenças como diabetes, a tendência é maior. Quando acontece, o aumento é, em média, de um número de diferença aos 70 ou 80 anos.

    Dr. Cary M. Zinkin

  • nicoletaionescu\iStock nicoletaionescu\iStock

    8. Por que prender a respiração acaba com os soluços?

    Acredita‑se que o acúmulo de dióxido de carbono no organismo (ao prender a respiração) ajuda a interromper os espasmos do diafragma que causam os soluços. Quando se contrai involuntariamente, o diafragma força uma inspiração rápida interrompida de repente pela epiglote – uma aba de cartilagem na garganta localizada atrás da língua. É esse fechamento que provoca o ruído do soluço.

    Confira algumas dicas para acabar com os soluços. 


  • Deagreez\iStock Deagreez\iStock

    9. Por que os dentes se movem até em quem usou aparelho na adolescência?

    Todo sorriso é diferente, mas boa parte disso tem a ver com a perda óssea que, com a idade, ocorre sob a gengiva. Quando a perda é significativa – e pode ser exacerbada por fatores como o fumo ou doença periodontal – os dentes podem sair do lugar.


  • Deagreez\iStock Deagreez\iStock

    10. O “cheiro de velho” é real?

    É. Mas também há um cheiro específico da meia‑idade e outro dos jovens, de acordo com um estudo recente. Uma pesquisa constatou que os mais velhos têm um cheiro menos intenso e mais agradável do que as pessoas de meia‑idade e a molecada mais nova. Não era o que você esperava, hein?

    Revista PLoS ONE

  • grinvalds\iStock grinvalds\iStock

    11. Por que às vezes, quando corro, sinto dor em um lado da barriga?

    O diafragma é puxado e esticado durante a corrida e isso pode provocar aquela dor aguda e perfurante na borda inferior da caixa torácica, geralmente no lado direito do corpo. Para diminuir a dor, desacelere e respire de forma mais tranquila e controlada.


  • diego_cervo\iStock diego_cervo\iStock

    12. Por que o suor das axilas tem um cheiro pior que o de outros lugares?

    O corpo tem dois tipos de glândulas sudoríparas. A maioria das que ficam nos braços e nas pernas excretam uma mistura de água e sal. Mas as glândulas das axilas (assim como as da virilha) soltam uma substância oleosa que as bactérias adoram. Na verdade, as bactérias que se alimentam do óleo é que liberam o cheiro ruim.


  • master1305\iStock master1305\iStock

    13. O que faz o estômago roncar?

    Pode ser o som do suco digestivo se agitando e dos músculos do estômago se contraindo ao se preparar para receber comida. Para evitar esses sons constrangedores que geralmente acontecem na hora errada, faça refeições mais leves e mais frequentes.


  • AppleZoomZoom\iStock AppleZoomZoom\iStock

    14. De onde vem o barulho do estalar de dedos?

    É normalíssimo as articulações estalarem. O barulho acontece quando pequenas bolhas de ar explodem no líquido lubrificante que cerca as articulações. Há até quem adore fazer esse barulho estalando os dedos, o que, aliás, não faz muito mal.

    Em excesso, estalar os dedos pode provocar pequenas lesões e também o estiramento dos ligamentos circundantes, reduzindo a força dos dedos. Mas muitos pais estão convencidos de que provoca artrite. Isso não acontece mesmo. Estalar o punho, embora nunca tenha se tornado tão popular quanto estalar os dedos, é igualmente inócuo.

    Dr. Billy Goldberg

  • MangoStar_Studio\iStock MangoStar_Studio\iStock

    15. O que são as pelotas brancas fedorentas que às vezes aparecem no fundo da garganta?

    Essas suas bolotas malcheirosas se chamam tonsilólitos, ou pedras das amídalas. São acúmulos enrijecidos que se formam nas dobras e vincos das amídalas e contêm partículas de comida, sais de cálcio e magnésio, bactérias e, às vezes, pequena quantidade de ceratina (você deve se lembrar da ceratina ou queratina, encontrada em unhas, cabelo e cera de ouvido). As bactérias produzem compostos voláteis de enxofre que podem causar o mau hálito.

    Não se sabe a taxa de ocorrência de tonsilólitos porque a maioria das pessoas os engole sem perceber. Escove os dentes, gargareje, evite comer se já for dormir e será menos provável que apareçam.

    Dr. Billy Goldberg

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados