Infectologista faz alerta para doenças respiratórias no outono

Com a chegada do outono e, em seguida, do inverno, infectologista alerta para início também do período sazonal das doenças respiratórias.

Julia Monsores | 16 de Março de 2021 às 13:33

- Istock

Com a chegada do outono e, em seguida, do inverno, tem início também o período sazonal das doenças respiratórias. Nessa época, enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar, fatores que aumentam a predisposição de resfriados, gripes, crise de asmas, sinusites e até mesmo de Covid-19. No entanto, é possível prevenir essas doenças, e assim aproveitar o que há de melhor nessas estações.

De antemão, aqui vai uma dica: reforçar a imunidade, nessas estações, é fundamental. Isso porque o nosso sistema imunológico atua como um exército de prontidão para atacar os germes que entram no corpo e, assim, combater as doenças respiratórias. Se você não sabe como reforçar seu sistema imunológico, confira 6 maneiras surpreendentes de aumentar sua imunidade.

Disseminação acelerada

Imagem: iStock

Os rinovírus são responsáveis por 30 a 50% dos resfriados comuns. São os vírus mais comuns e fáceis de serem encontrados. Há também o vírus sincicial respiratório, parainfluenza e o influenza (incluindo H1N1) — esse último mais relacionado à gripe.

“Esses vírus são transmitidos por pessoas infectadas que contaminam objetos com suas secreções respiratórias através das mãos ou por de gotículas. Por contato direto de nossas mãos com objetos ou apertos de mãos contaminadas acabamos transferindo os vírus para nós, entram em nosso organismo através de contato de nossas mãos contaminadas com as mucosas da boca, nariz e olhos, igual ao vírus da Covid-19”, explica o infectologista Bruno Zappa, do Hospital Adventista Silvestre.

Ao que se deve essa característica de sazonalidade dos vírus?

Imagem: iStock

O ponto-chave para entender essa maior transmissão viral no outono e no inverno é compreender que com as baixas temperaturas há uma maior tendência a aglomerações em ambientes fechados. O que por sua vez intensifica a proliferação dos vírus.

Desse modo, a prevenção dessas viroses se faz através dos mesmos cuidados que precisamos ter com o Sars-Cov-2 (Covid-19): distanciamento social, higiene das mãos frequente com preparações de álcool 70% ou água e sabão, distanciamento social, uso de máscaras. E para pessoas de maior risco, claro, a vacinação para a influenza/H1N1.

O infectologista também alerta que o frio, a umidade, a exposição à chuva não necessariamente aumentam o risco de resfriados. Além disso, o uso de chás e outras bebidas também não demostraram efeito de proteção.

“Devemos ter hábitos de vida saudáveis e manter as regras de ouro: isolar os doentes, manter a higiene das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social”, defende.

Assim como nas outras estações do ano, é importante manter uma boa alimentação — balanceada, ricas em nutrientes e diversificada. Como já comentamos, a alimentação exerce papel fundamental na imunidade, ajudando a reforçá-la. Por isso, para livrar-se de doenças respiratórias, aposte em um cardápio saudável.