O ritmo de vida que levamos e o tipo de comida fast-food com que nos alimentamos nem sempre contribuem para que nosso sistema imunológico funcione perfeitamente. Por isso, manter o sistema imunológico em plena forma, para que as enfermidades possam ser repelidas, é super importante. Seu sistema imunológico é uma complexa rede de células, tecidos e órgãos. Durante a operação na eficiência máxima, esses elementos operam harmonicamente em conjunto, como uma orquestra bem conduzida, para repelir o ataque de bactérias, vírus e fungos cuja missão é penetrar no corpo e causar infecções.

A seguir, você descobrirá estratégias essenciais para criar e manter um sistema imunológico robusto. Além disso, aprenderá a equipá-lo com as armas que aumentarão sua imunidade.

Corte os doces

Além dos doces, evite também os alimentos gordurosos, as maléficas gorduras trans e os carboidratos vazios. Todos prejudicam o sistema imunológico. Prefira alimentos naturais, não industrializados. Ou seja, frutas, legumes, laticínios e até carnes magras, que possuem nutrientes indispensáveis. Alimentos embalados e processados, além de ter nutrientes retirados, recebem a adição de substâncias químicas destituídas de qualquer benefício.

Mantenha-se ativo

O exercício físico é uma das práticas mais vantajosas para o fortalecimento da imunidade. Você pode fazer uma caminhada acelerada de 20 a 30 minutos quase todos os dias da semana. Veja aqui como adotar essa prática no seu dia a dia. A musculação, pelo menos três vezes por semana, também pode ajudar bastante. Pesquisadores estão chegando à conclusão de que a massa muscular ajuda a combater os micróbios causadores de doenças. Inclusive, acelera a recuperação de infecções e ferimentos.

Os benefícios do exercício físico

Já notou que pessoas que se exercitam muito costumam ter menos resfriados e gripes? Existe razão para isso. Sempre que você se exercita, a atividade exige esforço do corpo inteiro, o que estimula a liberação de certos hormônios e compostos químicos do sistema imune. Quando você se exercita demais, o efeito é negativo, aumentando a inflamação e podendo suprimir seu sistema imunológico. No entanto, se você se exercitar com moderação e regularidade, poderá manter um nível mais alto de atividade imune sem ativar essa resposta supressora. A resposta do seu sistema imunológico para apenas um dia de exercícios é intensa o suficiente para fortalecer os efeitos de uma vacina contra a gripe ou pneumonia, especialmente em idosos.

Durma profundamente

No mesmo patamar da prática do exercício está o sono adequado. Especialistas afirmam que há indícios de que dormir por volta das 21h ou 22h e repousar pelo restante da noite sustenta e restaura o sistema imunológico. Se precisar de uma ajudinha para relaxar, experimente a Valeriana.

Ter um sistema imunológico fraco é sinônimo de alto risco de infecções e outras doenças. Portanto, fique atento aos sinais e cuide sempre da sua saúde.