6 hábitos que parecem saudáveis, mas que prejudicam sua saúde

Alguns hábitos que parecem saudáveis talvez não sejam tanto assim, no fim das contas. Confira 6 deles que você pode abandonar agora mesmo!

Redação | 24 de Setembro de 2019 às 20:00

© MOLLY CRANNA -

Todos nós desejamos ter uma saúde de ferro. E para isso, é preciso manter uma rotina de hábitos saudáveis. Porém, na busca pelo o que fazer ou comer, acabamos acreditando em algumas falácias e caindo em erros. Para evitar essas armadilhas, nada melhor do que a se cercar de informação! Assim, você manterá sua saúde em dia!

Veja mais: Aprenda a preparar uma lista de compras saudáveis

Confira abaixo a opinião de especialistas sobre 6 hábitos que parecem saudáveis, mas não são. 

1. Suplementos de Cálcio 

De acordo com o dr. Andrew Atiemo, cardiologista de Flagstaff, no Arizona, e membro do Colégio Americano de Cardiologia, a ingestão de suplementos é algo arriscado.

“Uma análise recente realizada por pesquisadores da Johns Hopkins Medicine, em Maryland, nos EUA, indica que, embora a alimentação rica em cálcio pareça protetora, tomar cálcio sob a forma de suplementos pode aumentar o risco de acúmulo de placas nas artérias. Conclusão: coma alimentos ricos em cálcio, como laticínios e verduras, e esqueça os comprimidos.” 

2. Sucos 

“Os sucos têm fama de saudáveis, mas pode haver um certo exagero aí. Claro, você pode beber suas vitaminas e sais minerais, mas também ingere muito açúcar. O pior aspecto dos sucos é que eles tiram das frutas, legumes e verduras as fibras que atenuam a reação glicêmica, contribuem para a saciedade e promovem a regularidade intestinal. É melhor comer frutas e legumes inteiros", explica Emily Braaten, nutricionista e mestre em Nutrição de Washington.

3. Multivitamínicos diários 

De acordo com Steven Hausman, Ph.D., ex-cientista pesquisador dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e presidente da Hausman Technology Presentations, os vitamínicos diários são ineficazes. 

No mundo inteiro, gastam-se bilhões de dólares por ano com vitaminas. “Praticamente todo esse dinheiro é desperdiçado, porque cada vez há mais indícios de que esse acréscimo à alimentação não é eficaz para prevenir doenças crônicas e pode ser prejudicial quando usado em grande dose. Os alimentos contêm elementos-traço e fibras que os suplementos não oferecem. Assim, é melhor fazer uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e laticínios do que tomar suplementos.”

 

4. Lavar o rosto duas vezes por dia 

“Este é um conselho de rotina no tratamento da pele, mas não serve para todos. Quem tem pele seca, se lavar o rosto duas vezes ao dia, pode ressecá-la ainda mais. Duas vezes não é um número mágico que sirva para todos. No entanto, nunca deixe de lavá-lo depois de uma sessão de exercícios", conta o dermatologista Alan J. Parks,. 

5. Sabonete antibacteriano

De acordo com o dr. Rob Danoff, osteopata, médico de família e diretor dos programas de Residência Médica em Emergência e Prática Familiar da Aria-Jefferson Health, a maneira mais eficaz de lavar as mãos é com o sabonete comum. 

“O uso de sabonete antibacteriano pode aumentar o risco de resistência das bactérias a determinados ingredientes desse tipo de produto. A melhor maneira de lavar as mãos é com água e sabonete comum, tomando o cuidado de limpar entre os dedos.” 

6. Alongamentos estacionários 

“Já se acreditou que os alongamentos estáticos antes dos exercícios seriam importantes para prevenir lesões e melhorar o desempenho. No entanto, novas pesquisas não comprovaram que eles reduzissem as lesões e constataram que podem até diminuir a força muscular."

Explica Naresh C. Rao, osteopata e especialista em medicina desportiva da Sports Medicine at Chelsea, em Nova York. Ele ainda acrescenta: "alongamentos dinâmicos, em que se alongam os músculos com movimentos controlados, são uma escolha melhor para preparar o corpo para o exercício.” 


POR CHARLOTTE HILTON ANDERSEN