Homeopatia: entenda o que é e como chegou ao Brasil

Hoje, dia 21 de novembro, é Dia Nacional da Homeopatia. Mas, você sabe o que é a homeopatia? Confira o nosso post e descubra!

Redação | 21 de Novembro de 2018 às 16:33

pilipphoto/iStock -

Hoje, dia 21 de novembro, é Dia Nacional da Homeopatia. Mas, você sabe o que é a homeopatia? Confira a resposta para esta pergunta e descubra porque hoje é o Dia Nacional da Homeopatia!

O que é Homeopatia?

A homeopatia é um tipo de tratamento criada no século XIX pelo alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann. Ela consiste em combater doenças e males sem a mesma agressão dos remédios convencionais. O princípio da homeopatia é utilizar as substâncias que causam mal ao paciente e através delas criar medicamentos que não sejam tão agressivos.

Os medicamentos homeopáticos são desenvolvidos com base na “Lei dos Semelhantes”. Isto é, desenvolvidos a partir do pressuposto que todas as substâncias disponíveis na natureza têm potencial de curar os mesmos sintomas que produz. Tal princípio torna a homeopatia um tratamento extremamente pessoal. Cada medicamento deve ser produzido especificamente para cada paciente, diferente dos remédios químicos de uso geral. Fazendo com que ela seja considerada um tratamento mais humano.

Leia também: Aromaterapia: os aromas que curam

Como são produzidos os medicamentos homeopáticos?

Os remédios homeopáticos são elaborados através de um sistema conhecido como dinamização. Este procedimento permite a dissolução e a agitação da droga em várias etapas. Tendo como resultado a potência energética da substância, que vem anotada no rótulo, junto ao nome do remédio. Geralmente são feitos à base de elementos naturais, como ervas, raízes e minerais, que agem em todo o organismo.

É importante frisar que não é aconselhável a ingestão de medicamentos homeopáticos sem acompanhamento médico justamente por trazer em sua combinação agentes e reagentes a determinada doença produzida para indivíduos específicos.

Leia também: Como a medicina aiurvédica pode ajudar você

Por que o dia 21 de novembro é o Dia Nacional da Homeopatia?

A data refere-se à chegada do médico francês Dr. Benoit Jules Mure ao Brasil. A convite de D. Pedro II, Bento Mure (como ficou conhecido aqui no Brasil) desembarcou no Rio de Janeiro em 21 de novembro de 1840 , onde juntamente com seu amigo e discípulo, João Vicente Martins, criou a 1ª farmácia homeopática do Brasil e fundou a primeira escola de Homeopatia (atualmente Instituto Hahnemanniano do Brasil).

Antes mesmo da Homeopatia ser introduzida no Brasil por Mure, ela já havia sido mencionado nas cortes brasileiras, pois, Hahnemann havia trocado correspondência com José Bonifácio, sobre mineralogia. No entanto a nova forma de tratamento ganhou força somente após a vinda de Bento Mure para o Brasil.

O Dia Nacional da Homeopatia tem como objetivo disseminar a técnica da homeopatia no Brasil e serve para informar as pessoas sobre os benefícios do tratamento homeopático.