Adeus, rugas! Aprenda a cuidar da sua pele

Mesmo as rugas sendo inevitáveis, seber como essas linhas de expressão aparecem, às vezes, cedo demais, é um bom começo para lidar com elas.

Redação | 5 de Agosto de 2018 às 13:00

GeorgeRudy/iStock -

O que são rugas? Linhas de expressão em volta dos olhos, na testa, em volta da boca e profundas embaixo dos olhos. Há muito a se fazer, além de cirurgia, para reduzir esses sinais de envelhecimento, bem como para prevenir o aparecimento de novas rugas.

O segredo? Tenha cuidados também com a estrutura interna de sua pele, com as fibras de colágeno e a elastina que mantêm o rosto com aparência firme. Entenda como a alimentação está diretamente ligada a essas fibras, que você encontra em verduras, legumes e frutas.

Veja aqui  alguns cuidados que você deve tomar para retardar o aparecimento das rugas

Causas

Exposição ao sol, tabagismo, genética, envelhecimento. Assim como, ingestão insuficiente de frutas e legumes e gordura “benéficos”, dieta rica em gordura saturada e em carboidratos refinados. Bem como outros fatores que conspiram para que haja erosão de colágeno e elastina, as fibras que mantêm a pele macia, flexível e firme.

Dirigir o carro pode causar rugas

Dermatologistas da Escola Médica da Universidade de Saint Louis relataram crescimento de casos de pacientes com misteriosas rugas faciais assimétricas. Enfim, esses sinais de velhice eram, normalmente, piores do lado esquerdo do rosto do que do direito. A causa? Raios de sol que entram através da janela do carro, do lado do motorista. Ainda que por apenas alguns minutos por dia. Os raios solares UVA, que penetram mais profundamente a pele e causam danos que levam ao aparecimento das rugas, passam facilmente por janelas de vidro – um bom motivo para se usar filtro solar todo dia.

Pare mesmo de fumar

Rosto de fumante é o termo médico usado para as linhas e rugas que se desenvolvem no rosto de quem fuma. Sobretudo, irradiando em ângulos retos a partir dos lábios superior e inferior. Mas não é só o rosto enrugado que caracteriza o fumante inveterado. Pesquisadores americanos descobriram que a perda da elasticidade da pele na parte superior dos braços estava significativamente ligada ao número de cigarros fumados por dia. E estudos sobre gêmeos idênticos, apenas um dos quais fumava, revelaram que a pele do fumante era até 40% mais fina do que a do gêmeo não fumante.

Veja neste link mais sobre os malefícios do cigarro.

Hidrate quando esfriar

Igualmente tome um cuidado especial com a pele no inverno. Tanto o ar frio do lado de fora quanto o aquecimento do lado de dentro provocam ressecamento. Isto é, se sua pele é oleosa, o ar frio e seco pode significar menos pintas ou manchas. Mas a pele normal ou seca é mais propensa a descamar, coçar, rachar ou tornar -se áspera, o que pode levar ao aparecimento de rugas prematuras.

Eis algumas medidas simples que você pode tomar para reduzir os efeitos do inverno sobre sua pele:

★ Fique de olho no grau de hidratação da pele
Ou seja, de vez em quando, passe a unha numa pequena área; se ficar branca, a pele precisa de hidratação extra e esfoliação.

★ Use um creme de limpeza, e não sabonete, especialmente no rosto, pois o sabonete remove os óleos protetores da pele.

★ Use um hidratante facial mais denso, à base de óleo, para finalizar sua rotina de limpeza. Não ignore a pele delicada e fina das mãos, do pescoço e do colo.

★ Espalhe algumas gotas de azeite de oliva no rosto, cotovelos, joelhos e área posterior dos braços. Faça isso toda noite, para uma sensação suavizante. A gordura monossaturada do azeite refresca e hidrata a pele sem deixar resíduo gorduroso.