As rugas necessitam de estratégias para tratar da pele. Veja isto: as plantas acrescentam umidade ao ar na sua casa de duas maneiras. Em primeiro lugar, quando as folhas transpiram, liberando água no ar.  E em segundo lugar, quando a água evapora da terra úmida onde elas crescem. Ao aumentar a umidade do ar em sua casa, as plantas de interiores ajudam a manter sua pele hidratada – além de tornarem seu lar mais agradável.

Entenda como é importante você cuidar da pele sempre e sobre como se prevenir com alimentação balanceada.

Experimente!

rugas

Imagem: ASIFE/iStock


1 Use filtro solar todo dia

A luz do sol causa 90% das lesões cutâneas relacionadas ao envelhecimento, fazendo com que a proteção solar seja uma das medidas antirrugas mais efetivas. Os culpados são os raios UVA – os mais longos e penetrantes raios ultravioleta que existem durante o ano todo – e UVB, raios que causam queimaduras solares e que ficam mais fortes no verão.

A melhor proteção é a forma de se vestir – o que inclui um chapéu de abas largas – e um bom protetor solar com FPS 30 ou superior.

Para uma melhor proteção contra os raios UVA, procure um produto com mexoril, avobenzona (Parsol 1789), ecamsule, óxido de zinco ou dióxido de titânio.

rugas

Imagem: Wavebreakmedia/iStock


2 Pare de fumar 

Pesquisadores da Universidade de Utah compararam as rugas de 109 fumantes e de 23 não fumantes e descobriram que os fumantes tinham cinco vezes mais probabilidade de ter rugas profundas e marcadas. As substâncias químicas contidas no cigarro parecem quebrar as estruturas internas – como o tecido conjuntivo feito de colágeno e elastina – que mantêm a pele firme e macia. Então, apague de vez o cigarro da sua vida.

rugas

Imagem: sunabesyou/iStock


3 Ponha mais frutas e legumes no prato

Ao verificarem a relação de alimentação e rugas em 4.025 mulheres de meia-idade, pesquisadores ingleses descobriram que alimentos ricos em vitamina C reduziram em até 36% o risco de elas apresentarem rugas acentuadas. Essa vitamina antioxidante pode proteger a pele, eliminando os radicais livres, as instáveis moléculas de oxigênio que danificam o colágeno. Outros estudos mostram que quanto mais frutas e hortaliças você comer, menores serão as suas chances de ter rugas na pele. Saiba mais sobre a alimentação e o resultado na pele

rugas

Imagem: arfo/iStock


4 Diminua a ingestão de pão branco e açúcar 

Cada 50 g a mais na ingestão diária de carboidratos (dois refrigerantes de 240 mL) aumentam em 28% o risco de aparecerem rugas, conforme o estudo britânico mencionado anteriormente. A conexão pode ser os “produtos finais de glicação avançada”, moléculas feitas de açúcares e proteínas que atacam tanto o colágeno como a elastina, a proteína que mantém a elasticidade e firmeza da pele. Cada 50 g a mais na ingestão diária de carboidratos (dois refrigerantes de 240 mL) aumentam em 28% o risco de aparecerem rugas, conforme estudo britânico.

rugas

Imagem: YakobchukOlena/iStock


5 Tome uma xícara de chocolate sem açúcar 

Em uma pesquisa, os antioxidantes do cacau, chamados epicatequina e catequina, protegeram a pele contra os danos causados pelo sol e aceleraram a circulação das células da pele. E descubra mais sobre os benefícios do cacau em outra de nossas matérias.

rugas

Imagem: m-imagephotography/iStock


6 Lave o rosto com loção de limpeza facial 

O sabão desgasta a barreira natural de óleos e umidade que protege a pele contra rugas. Veja nossas receitas para esfoliante caseiro.

rugas

Imagem: LdF/iStock


7 A seda retarda o envelhecimento da pele

Dormir sobre uma luxuosa fronha de seda ajuda a alisar as rugas. Enquanto os lençóis de algodão e fibras sintéticas tendem a absorver a umidade da pele, a seda natural tem o efeito oposto: ela ajuda a reter a umidade, protegendo das rugas e linhas de expressão.

rugas

Imagem: Coprid/iStock


8 Use um bom produto antirrugas 

Um teste recente da revista Consumer Reports mostra que a maioria dos cremes ajuda pouco. Mas produtos com os seguintes princípios ativos podem ser úteis.

• Retinoides
Encontrados em cremes de prescrição médica ou em versões mais fracas, disponíveis em farmácias. Esse derivado da vitamina A minimiza as linhas de expressão e ajuda a formar um novo colágeno.

 Ácidos alfa-hidróxi
Esses ácidos naturais diminuem o aparecimento de linhas de expressão e rugas, especialmente em volta dos olhos, removendo do rosto a camada superior de pele morta. Em grande concentração, podem até estimular a produção de novo colágeno.

• Antioxidantes
Cremes e loções que contêm vitamina C, idebenona e outros antioxidantes ajudam a reduzir as linhas de expressão e as rugas, combatendo as células lesadas.