Joanete: causas, sintomas e tratamentos

Você sofre com uma protuberância perto da articulação entre o dedão e o pé? Você pode estar com sofrendo com joanete. Confira tratamentos.

Julia Monsores | 22 de Novembro de 2019 às 18:00

Ruletka/iStock -

Você sofre com uma protuberância perto da articulação entre o dedão e o pé? Você pode estar com sofrendo com joanete – condição que acomete mais de 2 milhões de pessoas no Brasil e é mais comum entre mulheres.

Quais são as causas?

O atrito sobre as articulações e ossos pode causar inflamação das bursas. No caso do joanete, isso é consequência do uso de sapatos desconfortáveis, que causam atrito sobre a articulação. Por exemplo, o uso de saltos altos. O surgimento do joanete é mais provável quando há uma exostose (um crescimento ósseo benigno) no primeiro osso metatarsal (o osso do pé que se une ao dedão) ou quando a extremidade desse osso é muito proeminente.

Quais são os sintomas?

Quando o dedão está desalinhado, em direção aos outros dedos, o joanete pode causar dor. E, em alguns casos, até mesmo deformidade. E assim, é comum haver dificuldade para caminhar. Pode haver inflamação da bursa, o que causa eritema e agrava a dor. Isso tende a acontecer quando a pessoa continua a usar sapatos apertados que provocam atrito na área, causando uma escoriação que permite a entrada da infecção.

Quais são as opções de tratamento para joanete?

A maioria das pessoas precisa apenas usar calçados confortáveis e um protetor macio sobre o joanete. Em alguns casos, pode ser necessário cirurgia para remover a bursa e a proeminência óssea subjacente. Além disso, pode ser necessário tomar alguns antibióticos. Mas antes disso, consulte seu médico. 

Qual é o prognóstico?

A maioria das pessoas evita o avanço dos joanetes passando a usar sapatos confortáveis e adequados. Nos casos graves, a cirurgia costuma ser bem-sucedida, mas os pacientes são orientados a usar calçados confortáveis para evitar a recorrência. Um dos perigos dos joanetes é aumentar o risco de osteoartrite