Entenda a relação entre neuralgia e alimentação

Neuralgia é todo tipo de dor pulsátil ao longo do trajeto de um ou mais nervos periféricos. Confira os tratamentos e relação com a alimentação!

Julia Monsores | 27 de Maio de 2020 às 19:00

seb_ra/iStock -

Neuralgia é todo tipo de dor pulsátil ao longo do trajeto de um ou mais nervos periféricos. Em alguns casos, o médico não detecta a causa; em outros, a causa é uma infecção ou doença, como artrite, diabetes ou sífilis.

Além disso, tumores, malignos ou benignos, também podem causar neuralgia, assim como problemas estruturais em que haja compressão ou pinçamento dos nervos.

A ciática, a dor pulsátil que se estende desde a região lombar e as nádegas até os pés, é um dos exemplos mais comuns. Vários medicamentos, bem como o arsênio e outras toxinas, também causam neuralgia.

⇒ Conexão nutricional da neuralgia

Garanta os níveis de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12, presente em todos os produtos de origem animal, como aves e carne bovina, pode causar degeneração da medula espinal e neuralgia difusa, além de anemia perniciosa.

Invista na vitamina B6

O uso prolongado de hidralazina (um poderoso anti-hipertensivo) ou de isoniazida (usada no tratamento da tuberculose) pode causar deficiência de vitamina B6, com perda da sensibilidade e neuralgia. Pessoas tratadas com esses medicamentos devem seguir uma alimentação com cotas extras de vitamina B6.

As principais fontes são carnes magras, aves, peixe, espinafre, batata-doce e batata-inglesa, melancia, banana e ameixa seca. O médico pode prescrever suplementos de vitamina B6, mas a automedicação em altas doses também pode causar danos aos nervos sensoriais.

Reforce a vitamina E

Em casos raros, a má absorção e a consequente queda dos níveis de vitamina E causam um tipo de neuralgia.

Os alimentos mais ricos em vitamina E são nozes e castanhas, sementes, germe de trigo, óleos vegetais, cereais fortificados e enriquecidos, ovos, aves e frutos do mar.

Os médicos também podem prescrever suplementos de 30 mg a 100 mg/dia.

Restrinja o álcool

As deficiências das vitaminas do complexo B são causas de neuralgia com acometimento de muitos nervos do corpo, conhecida como polineuralgia ou polineuropatia. Esse problema é frequente em alcoólicos, que costumam se alimentar mal.

⇒ Além da dieta

É possível aliviar as dores da neuralgia com medicamentos. Além disso, pesquise outros tratamentos, como a fisioterapia, a ablação do nervo ou ainda a injeção local de analgésicos.