Novidades da Medicina para a sua saúde

Descubra as últimas descobertas da Medicina para manter a saúde em dia.

Redação | 2 de Janeiro de 2019 às 19:01

ViktorCap | iStock -

As pesquisas estão sempre avançando na área da Medicina. Confira as últimas descobertas dos cientistas:

Os danos do álcool podem persistir na ressaca

Ter álcool no organismo atrapalha a capacidade de pensar. Mas, mesmo depois de eliminá-lo da corrente sanguínea, o desempenho mental continua prejudicado por algum tempo, de acordo com uma revisão de 19 estudos. Os autores, da Universidade de Bath, na Inglaterra, coletaram indícios de que a concentração, o tempo de reação, a memória e a capacidade de dirigir pioram no dia seguinte a uma bebedeira. A ressaca inclui fadiga e mudanças do nível de hormônios e citocinas (moléculas que ajudam a regular as reações imunológicas), o que pode explicar esse efeito.

Micróbios no aeroporto

Um grupo de cientistas finlandeses e britânicos foi ao Aeroporto de Helsinque para ver quantos vírus respiratórios encontrariam nas superfícies. Embora não achassem sinais desses germes nos banheiros; havia vestígios em metade das amostras colhidas nas bandejas da área de segurança. Como estas são manuseadas por muitos passageiros, mas nem sempre são limpas, eles recomendaram usar desinfetante para as mãos antes e depois de passar pelo detector de metais.

Legumes e verduras baixam risco de câncer de mama

Em dois grandes estudos de observação analisados por cientistas de Harvard, a ingestão de 5,5 porções de frutas, legumes e verduras ou mais por dia foi associada a uma redução de 11% da probabilidade de câncer de mama, comparada a 2,5 porções ou menos. O efeito foi mais pronunciado nas formas agressivas da doença, como tumores ER negativo e HER2 enriquecido.

Parece que as crucíferas (brócolis, couve-flor e couve) e os amarelos e alaranjados (cenoura, abóbora) são os mais
fortes na prevenção.

Saiba mais em: De olho na prevenção do câncer de mama

Por SAMANTHA RIDEOUT