Pulpite: causas, sintomas e tratamentos

Pulpite é a inflamação da polpa do dente. A polpa de um dente tem muitos vasos sanguíneos e nervos, basicamente contidos em uma câmara fechada. A

Julia Monsores | 2 de Novembro de 2019 às 21:00

Damir Khabirov/iStock -

Pulpite é a inflamação da polpa do dente. A polpa de um dente tem muitos vasos sanguíneos e nervos, basicamente contidos em uma câmara fechada. A inflamação da polpa causa aumento da pressão, bem como estimulação direta das terminações nervosas.

Quais são as causas?

A causa mais comum de pulpite é a cárie dentária, que se dissemina através da dentina até a polpa e que pode surgir sob uma restauração ou coroa. A lesão física de um dente e a irritação química provocada por alguns materiais de restauração também ocasionam pulpite. Caso grandes restaurações de amálgama não tenham sido bem isoladas por revestimento da cavidade, a transferência de calor também danificará a polpa.

Quais são os sintomas?

O principal sinal de pulpite é a dor, que pode ser breve e desencadeada pelo frio ou por um alimento doce; se assim for, é possível reverter o problema com tratamento. Se não é tratada, a pulpite torna-se irreversível, com sintomas mais graves, como dor latejante e persistente agravada por um estímulo quente.

Como é feito o diagnóstico?

A descrição clara da dor orienta o dentista a diagnosticar a pulpite e sua natureza. Estímulos quentes e frios são aplicados ao dente, e um estímulo elétrico ajuda a confirmar a “morte” do dente. A pulpite irreversível pode acometer os tecidos adjacentes à extremidade da raiz do dente. Nesse caso, há sensibilidade ou dor quando o dente é tocado de leve. A radiografia mostra a extensão das cáries dentárias e revela eventuais alterações inflamatórias na estrutura dos ligamentos e do osso que sustentam os dentes.

Quais são as opções de tratamento?

A pulpite reversível é tratada por remoção da cárie ou da restauração danificada, seguida pela reposição. Também é preciso eliminar as cáries dos dentes com pulpite irreversível. Assim é possível avaliar a extensão dos danos. O tratamento de canal ou a extração são inevitáveis.