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Publicado em: 3 de janeiro de 2019

Equilíbrio emocional: recupere o seu em 10 passos simples

Levar uma vida mais saudável também depende de como você se relaciona com a sua mente

Imagem: TanyaJoy/iStock

Todos já ouvimos falar sobre a força do pensamento e a sua influência sobre o corpo. Muitos problemas de saúde, por exemplo, podem ser resultado de problemas gerados a partir da mente. O equilíbrio emocional pode ser facilmente abalado caso não haja harmonia entre o físico e o mental.

Para alcançar um estado de espírito mais sereno e melhorar o seu equilíbrio emocional, é possível começar com atitudes simples. Atividades como hobbies, por exemplo, são excelentes para acalmar a sua mente. Animais de estimação, por outro lado, tendem a praticar o seu lado afetivo.

Veja também: você está protegida contra o estresse? Faça esse teste e descubra

Ainda que você passe frequentemente por situações de estresse, é possível adotar técnicas saudáveis durante o trabalho. O segredo é não se deixar envolver por toda situação. Isso pode trazer benefícios não apenas para a mente como também para o corpo, que terá menos chances de sofrer com problemas cardiovasculares.

Adote algumas das estratégias abaixo no seu dia a dia. Se você conseguir transformá-las em hábitos frequentes, perceberá que o seu equilíbrio emocional pode se transformar. Descubra as melhores formas para você mesma se sentir confortável e tranquila e, assim, descobrir que o estresse pode ir embora.

Descubra 10 atitudes simples para recuperar o seu equilíbrio emocional no dia a dia:

  • nortonrsx/iStock

    1. Viva sem pressa 

    Não espere até o último instante para sair para o seu compromisso – saia de casa sempre 10 minutos mais cedo. Assim, você não terá de correr e não dará chance ao estresse. Dirija dentro do limite de velocidade; faça uma pausa antes de responder a uma pergunta; deixe o telefone tocar algumas vezes antes de atender. Torne essas atitudes um hábito para que você permaneça no controle, e não suas emoções.


  • Halfpoint/iStock

    2. Seja gentil

    Diga à jovem atendente que apreciou a forma como ela embalou as compras. Visite um amigo doente ou faça um bolo para alguém que está triste. Isso estimulará emoções positivas, fazendo você se sentir melhor e mais perto dos outros.


  • fizkes/iStock

    3. Acalme seu coração

    Você não pode ser sempre responsável pela felicidade de todo mundo, e não faz mal se cometer um erro de vez em quando. Tente retirar a pressão que você coloca sobre os seus ombros ao tentar resolver problemas alheios. Isso fará com que o seu sistema cardiovascular funcione melhor, e diminuirá o risco de infartos por estresse.


  • BrianAJackson/iStock

    4. Faça intervalos

    A cada 55 minutos de trabalho faça um intervalo de 5 minutos. E não sinta culpa: está provado que fazer intervalos durante o trabalho aumenta a produtividade.


  • chendongshan/iStock

    5. Adote um animal de estimação

    Um cachorro, um pássaro ou um peixe podem ser essenciais para o alívio do estresse. Os bichinhos de estimação trazem alegria e espantam a solidão, ajudando a manter as emoções no campo positivo. Em um estudo do Johns Hopkins Medical Center, 50 em 53 donos de animais viveram um ano após o seu primeiro infarto do miocárdio; entre os que não tinham animais, só 17 das 39 pessoas viveram tanto tempo.


  • André Cecim/iStock

    6. Aproveite as férias

    Pesquisadores austríacos mostraram que férias de duas semanas, além de acalmarem a mente e o espírito, contribuem para melhorar a saúde e reduzir os níveis de estresse por até cinco semanas. Tanto durante como depois de umas boas férias, dormimos melhor e ficamos de bom humor. Para que as férias tenham esse efeito, devem ser tranquilas, sem excesso de organização. As pessoas que não descansam durante as suas férias não têm os mesmos efeitos benéficos para a saúde quando comparadas àquelas que usam esse período para relaxar de verdade.


  • Rawpixel/iStock

    7. Inicie um hobby 

    Arranje um passatempo que lhe dê prazer, como pintar, pescar ou começar uma coleção. Empenhar-se em numerosas atividades protege contra a depressão, uma doença fortemente relacionada a um desequilíbrio das emoções e que tem sido associada a imunidade diminuída e aumento do risco de câncer e outras doenças.


  • vgenyatamanenko/iStock

    8. Brinque mais 

    Sempre que sentir ansiedade ou outras emoções negativas, faça uma pausa e ocupe-se com uma atividade infantil. Pinte desenhos com lápis de cor, alugue um filme para crianças, faça bolinhas de sabão ou divirta-se procurando recordações felizes do passado entre os objetos pessoais.


  • monkeybusinessimages/iStock

    9. Peça ajuda

    Quando sentir que a vida está muito pesada, peça ajuda. Não tenha medo: essa é uma das funções da família e dos amigos, e conversar é uma das melhores maneiras de apaziguar nossas emoções. Além disso, habitue-se a não aceitar todos os pedidos ou obrigações quando sua energia estiver em jogo.


  • filipefrazao/iStock

    10. Não ignore as emoções negativas, mas sorria! 

    Como uma luz de aviso em um painel de instrumentos, os seus sentimentos podem indicar que alguma coisa não vai bem. Se está sentindo raiva, inveja, frustração ou simplesmente irritação é sinal de que precisa respirar fundo e mudar de rumo. O primeiro passo pode ser sorrir mais. Segundo os especialistas, se você sorrir ou rir mesmo sem vontade, o seu corpo reagirá produzindo menos cortisol. Procure motivos reais para rir, como uma piada ou uma história engraçada que animem o seu dia!


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