Retenção de líquidos: saiba como aliviar e prevenir

Conheça as possíveis causas da retenção de líquidos e aprenda a aliviar o incômodo com dicas caseiras simples e naturais.

Iana Faini | 11 de Março de 2020 às 13:00

Prostock-Studio/iStock -

Algumas vezes, os fluidos que deveriam transitar pelos vasos sanguíneos se armazenam excessivamente nas células e entre elas. Apesar de geralmente não ser um problema grave, a retenção de líquidos causa desconfortos como sensação de inchaço pelo corpo e dores nas pernas.

Embora os diuréticos sejam muito utilizados para tratar o incômodo, alguns remédios caseiros também podem ajudar, como, por exemplo, alguns tipos de chás e a inclusão de frutas e vegetais na alimentação. Saiba mais sobre a retenção de líquidos a seguir e descubra aliviar o incômodo.

De onde vem o problema?

A retenção de líquidos pode ter como causa o abuso do sal na alimentação, que faz com que os fluidos migrem do fluxo sanguíneo e se armazenem nos espaços intercelulares do organismo, causando o inchaço. Já o inchaço pré-menstrual tem outras causas: as variações hormonais alteram as funções dos vasos sanguíneos e das glândulas linfáticas. O distúrbio pode ainda estar associado a problemas renais, cardíacos ou hepáticos.

Quando procurar um médico

Procure um médico se a retenção de líquidos causar inchaço no seu abdome ou em extremidades do corpo, e o problema persistir por mais de 1 semana; se o inchaço se mostrar muito forte, a ponto de deixar marca na pele em um ponto que você pressionar com o dedo; ou se a retenção for acompanhada de outros sintomas, como fadiga excessiva e palpitação.

Após descartar problemas cardíacos ou alguma outra doença grave subjacente, siga as dicas a seguir para diminuir a retenção de líquidos: