Saiba como se livrar de germes e bactérias com eficácia

Menos de um século depois da descoberta dos antibióticos, o mundo continua enfrentando o ataque de superbactérias – algumas resistentes a todas as drogas,

Thaís Garcez | 17 de Junho de 2020 às 20:00

Sarawutnam/iStock -

Menos de um século depois da descoberta dos antibióticos, o mundo continua enfrentando o ataque de superbactérias – algumas resistentes a todas as drogas, exceto as mais poderosas. Além disso, não podemos esquecer dos vírus que ameaçam pela mutação e pelo risco de causar uma pandemia global, como o coronavírus. Na falta de um traje espacial, aqui estão duas medidas que você deve tomar para se proteger dos germes e bactérias.

Proteja-se contra estafilococos

O estafilococo é um dos tipos mais comuns de bactérias. As infecções nem sempre são graves; geralmente elas causam apenas problemas de pele sem importância. Mas o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), uma cepa comum de estafilococo, pode ser fatal porque ele é resistente até aos antibióticos mais poderosos.

Algumas infecções por MRSA são relativamente inofensivas, porém em idosos ou em alguém com o sistema imunológico debilitado elas podem causar um grande problema. Pessoas com maior risco são as que estiveram hospitalizadas recentemente, as que moram há longo tempo em clínicas de tratamento ou de repouso e quem pratica esportes de contato.