Trate a afta com sálvia e descubra outras 7 funções dessa erva

A erva que você usa para temperar possui propriedades medicinais conhecidas há muitos séculos. O nome científico da sálvia (Salvia officinalis) deriva da

Thaís Garcez | 18 de Maio de 2020 às 17:00

tycoon751/iStock -

A erva que você usa para temperar possui propriedades medicinais conhecidas há muitos séculos. O nome científico da sálvia (Salvia officinalis) deriva da palavra latina salvere, que significa “ser salvo”. E o nome não poderia ser mais adequado, pois na época em que ainda não havia refrigeração, a sálvia era usada para conservar a carne.

Além disso, os terapeutas a consideram útil no tratamento de aftas, problemas digestivos, dor de garganta, resfriados e sinusite. É uma erva adorada também pelas mulheres que passam pela menopausa, já que ajuda a reduzir os episódios de suor noturno.

Suas propriedades

A sálvia contém uma mistura complexa de compostos, incluindo os diterpenos, responsáveis pelo seu sabor e propriedades medicinais. Desses, o ácido carnósico e o carnosol (também encontrados no alecrim) são antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias. Em estudos realizados em laboratório, esses dois compostos pareceram baixar a glicemia, embora ainda sejam necessários estudos com seres humanos para confirmar essa propriedade.

A cânfora é um antioxidante que mata fungos e bactérias, o que explica o antigo uso da sálvia como conservante de carnes. Outros componentes da sálvia são conhecidos pela capacidade de matar vírus.

Vale ressaltar que o uso medicinal da sálvia é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças.