Você sabia que alguns alimentos, como as castanhas, o salmão, a linhaça e azeite, podem atuar como anti-inflamatórios naturais?

As inflamações são sinais de alarme do corpo. Assim como o tornozelo incha depois de uma torção, outras partes do corpo – incluindo as internas – incham em resposta a lesões, exposição a substâncias químicas ou vírus. As inflamações são formas do nosso corpo avisar que há algo errado.

Contudo, inflamações constantes podem ter várias consequências para a saúde. Pesquisas tem levado especialistas a acreditar que a inflamação está associada à incidência de câncer e ao diabetes. Além disso, processos inflamatórios em órgãos internos e no sistema circulatório têm sido associados a doenças cardíacas.

Alguns alimentos, no entanto, são antioxidantes e atuam como anti-inflamatórios naturais, ajudando a combater os radicais livres que promovem as inflamações. Confira agora os principais e incremente sua alimentação com eles!

Os melhores anti-inflamatórios naturais:

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1. Açafrão-da-terra

A curcumina, substância responsável pela coloração amarela do açafrão-da-terra, ajuda a aliviar a inflamação que contribui para o crescimento do câncer. Cientistas também estão estudando a ação anti-inflamatória da curcumina na fibrose cística.

Confira todos os benefícios do ação-da-terra!


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2. Azeite de oliva

O azeite contém antioxidantes chamados polifenóis, que, segundo pesquisas, ajudam a diminuir a inflamação nos vasos sanguíneos e
no cérebro. Prefira o azeite de oliva virgem, que contém mais polifenóis que as variedades mais processadas.

Confira todos os benefícios do azeite de oliva!


3. Camomila

Os alemães usam a camomila para curar tudo. A erva é conhecida na Alemanha como alles zutraut, ou “capaz de tudo”.  A ação anti-inflamatória da camomila assemelha-se à dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como o ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico.

Descubra os benefícios do chá de camomila!


4. Canja

Ao analisar a canja em laboratório, um pesquisador do Nebraska Medical Center constatou que ela foi capaz de reduzir em até 75% a inflamação e a congestão causadas por neutrófilos, agentes imunológicos que combatem os vírus. A canja em lata também foi eficaz.

Aprenda a preparar canja e outras sopas curativas