Muitos de nós se perguntam por que, atualmente, algumas doenças acometem cada vez mais pessoas. Há até quem diga: “No meu tempo não era assim!” E, de fato, nunca estivemos tão suscetíveis a tantas doenças como nos dias de hoje. E muito disso se deve aos hábitos de vida adotados diariamente. Assim, a primeira atitude a tomar é adotar hábitos saudáveis.

O estresse, o dia a dia corrido e a falta de tempo reservado a atividades simples pode prejudicar qualquer um. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cardiopatias, câncer, diabetes estão entre as doenças que mais matam. E adivinhe só: elas podem ser evitadas apenas mudando hábitos simples em sua vida.

Por que não dar o ponto de partida hoje mesmo? Confira algumas mudanças que você pode adotar para ter uma vida mais saudável:

1. Converse mais com pessoas de verdade

O ser humano precisa se relacionar com outras pessoas. Desde o início dos tempos, vivemos em grupos para garantir a sobrevivência. Não deixe que as novas tecnologias, que também podem aproximar, afastem você de seus amigos e sua família. Abrace mais: o abraço libera um hormônio chamado oxitocina, que causa prazer e bem-estar à mente.

2. Invista em atividades relaxantes

O estresse é o principal inimigo de muitas pessoas atualmente. O cortisol, hormônio do estresse, quando liberado na corrente sanguínea, promove um excesso de tensão que causa diversas disfunções. Entre elas, estão a diminuição do desempenho cognitivo, problemas gastrointestinais, problemas de pele entre muitos outros. Procure atividades relaxantes, como ioga, acupuntura ou faça exercícios de respiração semanalmente para liberar a tensão. Veja outras maneiras de eliminar o estresse aqui.

3. Calce o tênis e vá se exercitar

Profissionais da saúde recomendam ao menos 150 minutos de exercícios por semana. E não precisa ser aquela malhação pesada na academia: uma caminhada leve ou moderada já melhora muito suas funções corporais. Se você tiver mais tempo e disposição, invista na prática de esportes. Você consegue fortalecer os ossos e evitar doenças cardíacas apenas com 15 minutos diários de exercícios! Se você nunca praticou ou não pratica atividades físicas há um tempo, consulte um médico para saber se está tudo bem com seu organismo antes de começar.

4. Entre em contato com a natureza

Estar em contato com a natureza é essencial para quem busca um modo de vida saudável. Se você vive próximo ao campo, pode ativar essa conexão diariamente, mas é difícil para quem vive na cidade grande. Tire 15 minutos da sua manhã ou do fim da tarde para tomar um banho de sol, o que ajuda o corpo a produzir vitamina D, essencial para evitar a osteoporose. Vá a um parque e pise na grama, ou cuide de plantas em casa, que ajudarão você a se sentir responsável – e, consequentemente, bem consigo mesmo.

5. Alimente-se bem

Se você não se alimenta bem, não pode esperar que seu corpo retribua com saúde. Reduza o consumo de alimentos industrializados, como enlatados, por exemplo, e coma mais frutas e verduras. A dica não é novidade, mas muitas pessoas não conseguem se sentir bem apenas por não seguirem uma dieta com frutas. O corpo necessita ingerir todos os dias 40g de fibras, de 3 a 5 porções de frutas e de 10% a 12% de proteína vegetal.

6. O sono também é importante

Uma boa noite de sono é um componente vital para quem deseja um ótimo dia seguinte. Existem diversas formas de garantir uma boa noite de sono, e o seu cérebro agradece se você se permitir novos hábitos.