A dieta do chá verde para emagrecer já é realizada por muitas pessoas há bastante tempo. Mas será mesmo que a bebida ajuda a perder peso de maneira saudável?

As pesquisas comprovam vários efeitos benéficos do chá verde, mas é preciso estar alerta para os riscos do uso incorreto desse segredo milenar. O chá verde tem epigalocatequina (antioxidante), flavonoides, cafeína e vitaminas (B, C e K).

Como tomar chá verde para emagrecer?

É verdade que o chá verde possui grande para reduzir a gordura corporal. Isso acontece porque a epigalocatequina tem efeito sobre as enzinas responsáveis pelo metabolismo de gorduras. Assim, na prática, com essas enzinas estimuladas, a gordura acumulada no tecido adiposo passa a queimar mais rápido para a utilização do próprio organismo.

Esse processo também gera uma sensação de saciedade, que tende a fazer com que pessoas que estejam utilizando a dieta do chá verde para emagrecer comam menos. Nesse sentido, os praticantes devem prestar muita atenção e manter uma dieta equilibrada, já que o organismo pode acabar ficando sem os nutrientes necessários para funcionar bem.

Veja também: descubra os mitos e as verdades por trás das dietas desintoxicantes

A recomendação é uma colher (chá) rasa para cada xícara. O ideal é ingerir uma xícara (chá) após o almoço ou após o jantar. Como o chá verde tem cafeína, se a pessoa tiver problemas para dormir, deve optar por consumi-lo depois do almoço.

O excesso (4 ou mais xícaras ao dia) pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos.

Preste atenção também nas cápsulas vendidas como chá verde. A Anvisa não reconhece a eficiência de cápsulas com concentrado do produto. Essas cápsulas têm uma concentração elevada dos princípios ativos – uma cápsula equivale a 10 xícaras de chá. Isso pode provocar mal-estar, irritabilidade, vômito ou diarreia. Mais uma vez, a moderação é essencial.

O chá verde é uma ótima saída para emagrecer, mas deve-se tomar alguns cuidados (Foto: bee32/iStock)

O chá verde é uma ótima saída para emagrecer, mas deve-se tomar alguns cuidados (Foto: bee32/iStock)

Efeitos benéficos do chá verde

O chá verde, além de servir para emagrecer, também possui diversos outros impactos positivos no organismo humano. Veja alguns deles:

  • ajuda a reduzir níveis sanguíneos de colesterol total e do LDL-colesterol (o “mau” colesterol);
  • ajuda a perder peso porque aumenta o gasto energético e a oxidação das gorduras;
  • aumenta a densidade óssea;
  • melhora a saúde oral (as catequinas conseguem destruir as bactérias da placa dentária);
  • ajuda a prevenir as doenças de Parkinson e de Alzheimer;
  • protege contra o diabetes melito.

Como fazer chá verde

Você não vai ter muito trabalho para utilizar o chá verde para emagrecer. O preparo é como um chá comum

Em primeiro lugar, ferva 1 litro de água até que as primeiras bolhas apareçam. Não deixe que a água ferva por muito tempo, ou os nutrientes que o chá verde oferece podem ser reduzidos ou perdidos.

Adicione em seguida 2 colheres (sopa) de chá verde à água e cubra a mistura para que infunda. Espere alguns minutos e beba.

Quem não pode beber chá verde?

Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, o chá verde pode ter contraindicações. Não é aconselhável, por exemplo, que gestantes tomem a bebida, já que ela pode diminuir o fluxo de sangue para a placenta. Isso pode gerar sérias complicações para o feto em desenvolvimento.

Pessoas com hipertireoidismo também não devem investir no chá verde. No caso delas, pode haver disfunções sérias no metabolismo.

Vale lembrar que qualquer dieta deve ser seguida de perto por um médico ou nutricionista. Dessa forma, você pode descobrir as melhores formas de cuidar do seu corpo sem prejudicar a saúde em geral. Consulte um médico antes de começar!