Talvez você esteja exagerando no consumo de doces durante a quarentena. E, talvez, pense na dieta desintoxicante como um bom jeito de livrar o organismo do excesso de toxinas. Mas será que os argumentos dessa dieta fazem dela a melhor escolha?

Eles prometem tudo, desde emagrecimento até benefícios para a pele e desintoxicação do fígado. Mas, apesar de algumas celebridades jurarem que eles fazem efeito, é preciso tomar cuidado.

O “barato” da dieta desintoxicante é enganador

Seria ótimo desfazer anos de escolhas ruins de comida e bebida tomando limonada (ou água com suco de limão) durante uma semana. Há também algo de glamouroso em seguir uma dieta desintoxicante radical (ou extremamente caro) que sua celebridade favorita adora. Até mesmo a palavra “detox” faz parte do atrativo. Mas tais dietas não limpam de verdade seu organismo, e em vez disso podem privá-lo de nutrientes.

Como os adeptos se sentem bem durante essas limpezas, então a dieta desintoxicante deve funcionar, certo? Não exatamente.

Veja também: 5 dicas para conseguir seguir a sua dieta tranquilamente

Em primeiro lugar, trata-se, na maioria, de dietas de baixíssimas calorias. A “Master Cleanse”, famosa por ter sido usada por Beyoncé para perder peso para o filme “Em busca de um sonho”, é uma dieta líquida composta de limonada feita com xarope de bordo e pimenta-de-caiena – basicamente uma dieta de fome seguida por 10 dias.

Durante esse período, uma vez que as pontadas de fome iniciais passam, as pessoas experimentam sensações de bem-estar e euforia. Essa euforia é como um anestésico natural, que protege da dor de um corpo morrendo de fome.

Além disso, a maioria das pessoas come diversos alimentos nocivos à saúde no dia a dia. Açúcar e fast-food proporcionam uma rápida alta de energia e depois põem você para baixo. Ou seja, qualquer pessoa que deixe de consumir esses alimentos começa naturalmente a se sentir melhor. Mas seu corpo precisa de nutrientes reais e alimentos integrais para sobreviver e se desenvolver.

A dieta desintoxicante pode fazer mal se restringir o corpo de nutrientes essenciais (Foto: Vera_Petrunina/iStock)
A dieta desintoxicante pode fazer mal se restringir o corpo de nutrientes essenciais (Foto: Vera_Petrunina/iStock)

Todo emagrecimento tem vida curta

Desintoxicar para perder peso é, na verdade, submeter-se a uma dieta de choque. É claro que você vai perder peso se consumir pouquíssimas ou nenhuma caloria, mas esse tipo de dieta pode colocar sua saúde em risco.

E, lembre-se: um emagrecimento rápido tem um “efeito rebote” igualmente veloz, que faz você recuperar o peso assim que retorna à sua alimentação normal.

Seu corpo se desintoxica naturalmente

Ele é projetado para fazer isso bem, sozinho; os rins e o fígado estão sempre filtrando os líquidos corporais, e qualquer toxina ou resíduo é eliminado. A capacidade natural do organismo de se desintoxicar pode ficar sobrecarregada em situações extremas ou extraordinárias – por exemplo, longa exposição a toxinas, como o mercúrio. Em casos assim, porém, seria necessário procurar a ajuda de um médico, e não de uma fórmula especial. O jejum pode até mesmo provocar danos aos rins e ao fígado.

Um relato publicado nos Anais de Medicina de Emergência de 2003 documentou um caso de intoxicação com efeitos colaterais cardíacos, ligado a um preparado de ervas para “limpeza interna”. Seja um produto embalado ou uma fórmula caseira que certa celebridade usou, sempre verifique com seu médico antes de considerar a possibilidade de experimentá-lo.

Veja também: veja duas receitas detox saudáveis para começar a dieta

Mas, se você ainda continua firme no propósito de fazer uma dieta desse tipo, faça um dieta desintoxicante saudável, por meio de boas escolhas alimentares. Fique o mais longe possível de alimentos industrializados, açúcar e bebidas alcoólicas. Coma proteínas saudáveis, gorduras boas e fibras, frutas, legumes e verduras. Siga as dicas abaixo:

  • Não exagere nas porções. Reduza-as gradativamente. Logo você se acostuma a quantidades menores.
  • Prefira sempre grãos integrais.
  • Limão, água de coco, folhas de couve e 1 fatia de gengibre são ótimos ingredientes para os sucos.
  • Inclua proteína animal (carne de frango branca ou peixe) em apenas uma refeição diária.
  • É essencial dormir bem. O ideal são oito horas por noite. Mas, como na correria da nossa vida isso é bem difícil, estabeleça uma meta mais realista: o mais próximo desse ideal que for possível para você.
  • Não abuse do café (troque-o por chá verde e chá branco – compre a erva desidratada e prepare você mesmo).

Assim, você vai ganhar uma aparência ótima, sentir-se muito bem e perder peso – sem ter de pagar um centavo por esse conselho.