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Publicado em: 27 de janeiro de 2020

Confira as melhores fontes de ácidos graxos essenciais

E confira a importância de consumir alimentos ricos em AGE.

Imagem: al62/iStock

Alguns tipos de gorduras poli-insaturadas são chamados de essenciais porque devem estar presentes na alimentação – o corpo não pode produzi-los a partir de outras gorduras poli-insaturadas. Esses ácidos graxos essenciais (AGE) , chamados de ômega-3 e ômega-6, ajudam a hidratar a pele e aumentam seu teor de água.

Carência de AGE

A deficiência de AGE pode provocar uma erupção descamativa porque causa aumento da perda de água da pele. Além disso, em crianças, pode também provocar deficiência intelectual.

Melhores fontes de ácidos graxos essenciais

As boas fontes de AGE incluem peixes gordurosos, hortaliças e carne vermelha. Uma orientação saudável é a ingestão diária de 0,2 g de gorduras ômega-3. Para isso basta comer uma a duas porções de peixe gorduroso por semana.

Outras fontes incluem semente de linhaça e óleo de linhaça. A semente de linhaça é encontrada em lojas de produtos naturais e pode ser salpicada sobre saladas e hortaliças cozidas, ou acrescentada à farinha ao fazer pães e panquecas. O óleo de linhaça é comestível e, como o azeite e o óleo de canola, é rico em gorduras insaturadas, que são saudáveis para o coração. Também contém lignanas, que têm propriedades anticancerígenas.

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