Quase toda vovó tem sua receita especial de canja de galinha revigorante, de sopa ou caldo. E as sopas, por sinal, são uma unanimidade, pois todos as recomendam. De fato, elas caem bem no estômago e são de fácil digestão, o que é muito interessante quando o enjoo lhe tira o apetite. E elas fornecem também os nutrientes que seu corpo necessita para se recuperar.

A universal canja de galinha

É um remédio caseiro extraordinário para gripes, mas não é absolutamente o único. Na China, sopas picantes e ácidas são usadas para debelar a congestão nasal. Entre seus ingredientes estão o vinagre de arroz, o gengibre e o alho, que ajudam a limpar as vias respiratórias. A sopa de repolho popular na Europa Oriental, agora é indicada como remédio para úlceras.

Veja também Moussaka e outros deliciosos pratos gregos.

O fato é que em todos os cantos do mundo as sopas são reverenciadas por seus benefícios curativos. Eis aqui uma amostra:

yands/iStock

Índia

Sopa de horse-gram contra pressão alta

Nas comunidades agrícolas da Índia Central, uma leguminosa nativa chamada horse-gram (Macrotyloma uniflorum) costuma ser indicada para o combate à hipertensão arterial.

Trata-se de um grão oval parecido com a lentilha, com cheiro de capim recém-cortado. Quando suas vagens amadurecem, o horse-gram é colhido, secado e malhado com bastões. Os grãos são então lavados e selecionados.

O kuluth saar, ou sopa de horse-gram, é um prato leve, ligeiramente rançoso. É enriquecido com iogurte e servido com arroz. Os grãos ficam de molho por 8 horas, são postos a germinar por outras 8 e só então são cozidos em água. Os outros ingredientes são o kokum (frutinha roxa de uma árvore local) e muitos dentes de alho amassados.

Costuma-se adicionar 1 colherada de sementes de romã moídas a 1 xícara de sopa de horse-gram para ajudar a dissolver cálculos renais e da bexiga.

Se não achar esse grão nas lojas especializadas, pode substituir por uma boa sopa de lentilhas, deliciosa e rica em fibras.


ayurara/iStock

China

Mingau de noz
de gingko contra Jet Lag

Grace Young é uma cozinheira chinesa que percorre milhares de quilômetros por ano em viagens de avião. Sempre que ela retorna à sua casa em São Francisco, nos EUA, há uma grande terrina de mingau de noz de ginkgo esperando no fogão. É  uma ceia que ajuda seu organismo a se defender dos efeitos nocivos das muitas horas de voo. De acordo com a medicina chinesa, a noz de gingko alivia tosses e reduz o muco.

Entram na receita coalho seco de feijão (foo jook), nozes de gingko com casca, vieiras chinesas secas (gawn yu chee) e o auxílio luxuoso do gengibre finamente fatiado.


Dzevoniia/iStock

Filipinas

Canja com gengibre
para dor nas articulações

Drogas como aspirina e ibuprofeno podem melhorar a dor das crises de artrite, mas não custa experimentar uma alternativa saborosa: o gengibre.

A raiz contém gingerol, composto que bloqueia a ação das prostaglandinas, envolvidas nas inflamações.

Também combatem o vírus da gripe. Nas Filipinas, a canja com gengibre (tinola de galinha) leva mamão verde, mas você pode trocar por espinafre.


Dzevoniia/iStock

Tinola de galinha

Esta receita clássica vem do Centro de Artes Culinárias Maya, de Manila.

Rende 8 porções 

Ingredientes

6 colheres de sopa de óleo vegetal

3 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado

1 cebola grande

1 1/2 kg de frango sem osso aos pedaços

1 1/2 litro de água

1 xícara de folhas de espinafre

Molho de peixe a gosto

Pimenta a gosto

Decore com cheiro-verde