Claudia Raia fala do retorno de “A Favorita e relembra cenas marcantes do folhetim

Claudia Raia fala com carinho da época em que ocorreram as gravações de A Favorita e revela que adora rever as suas personagens.

Redação | 18 de Maio de 2022 às 13:30

Renam Christofoletti - fotos produzidas -

De volta à TV com a reprise de “A Favorita”, Claudia Raia, uma das protagonistas do folhetim, diz ter boas recordações do folhetim, como os embates com Patrícia Pilar, que vive Flora ou das performances cantando “Beijinho Doce”.

“São tantas as lembranças dessa novela… A cena da revelação, sem dúvida, é uma delas. E, claro, as cenas delas cantando “Beijinho Doce”, que é algo que o público ama. Até hoje a música é sinônimo de Flora e Donatela (risos)”, conta a atriz.

Claudia Raia revela que assim que foi revelado que a novela retornaria ao ar no “Vale a Pena Ver de Novo”, vários memes surgiram em suas redes sociais.

Leia também: “Nós, mulheres, não temos que nos ver como rivais”, afirma Claudia Raia

“Assim que foi anunciado já me marcaram em tantas postagens nas redes sociais… Acho que vai ser muito legal acompanhar a repercussão da história pelas redes sociais, ver os memes. E ver a novela. Essa é uma história contada de uma maneira muito brilhante pelo João Emanuel Carneiro”, afirma.

Dona de vários sucessos na televisão, Claudia Raia, em especial nesse trabalho, teve que dar vida a uma personagem complexa, que fosse vilã e mocinha ao mesmo tempo.

“Eu e a Patrícia (Pillar) tínhamos que operar nesses dois polos. Isso não é fácil porque tínhamos que pensar na coerência da história depois que a revelação fosse feita e as cartas já estivessem à mesa para o público. Mas acredito que demos conta do recado. Tanto que o público foi pego de surpresa quando a revelação aconteceu – isso teve uma grande repercussão. Essa é uma trama que entrou para história da teledramaturgia brasileira”, conta a atriz.

Mocinha clássica, Claudia define dessa forma sua protagonista, que sofreu bastante no decorrer da trama.

“O Jarbas (marido de Claudia) quando via os capítulos ficava morrendo de pena da Donatela (risos). Ela perde seu grande amor, perde o filho, acaba criando a filha de sua grande inimiga e depois vê Lara (Mariana Ximenes) e Flora se reaproximarem quando Flora sai da prisão. Depois, ainda tem que lutar para provar a sua inocência porque Flora e Silveirinha (Ary Fontoura) armam de tudo contra ela”, relembra a atriz. “Apesar de tudo, a Donatela tem um lugar de muito amor, de compaixão e que dá para ver isso na relação dela com Lara e depois com Halley (Cauã Reymond). Ela tem uma doçura e inocência em alguns aspectos. Isso é muito legal porque traz uma humanidade grande para a personagem”.

Amizades para toda uma vida

“Foi em ‘A Favorita’ que ganhei a Mariana Ximenes como a minha filha. A gente criou e cultivou ali uma relação de amor que há 14 anos, a cada dia, fica mais forte. Foi ali que a gente se encontrou, e se apaixonou, e desenvolveu essa relação de mãe e filha”. É dessa forma que Claudia Raia define como era o clima dos bastidores da trama que tem um lugar especial na vida a atriz.

“Na época, a gente gravava tantas cenas por dia que, às vezes, a Mariana dormia lá em casa porque a gravação acabava tarde. O Murilo Benício, Ary Fontoura, Cauã Reymond, Glória Menezes, Tarcisão (Tarcísio Meira)… Foram grandes parceiros de cena e de vida. O elenco dessa novela é incrível! Não é à toa que a novela rendeu cenas icônicas, como a da reviravolta principal da história, com a Flora se assumindo a vilã e Donatela a mocinha. O Ary Fontoura estava impecável como Silveirinha. Era muito palpável o ódio que ele sentia pela Donatela e o embate entre eles também foi uma cena muito forte”, explica.

Fã em assistir seus trabalhos antigos, a atriz não esconde que adora rever as suas personagens. “Amo ver as novelas que já fiz. Revejo muito no Globoplay. Aliás, quando ‘A Favorita’ entrou no catálogo, assisti à novela toda. Era a programação da família, nós víamos juntos. Agora, não vou conseguir com tanta regularidade porque no horário da tarde estou no trabalho. Mas quando der, quero ver sim! Eu me divirto muito revendo, relembrando os meus trabalhos”, entrega.

Com o ano cheio de trabalho, Claudia está terminando a turnê de “Conserto para Dois, O Musical”. “Vamos encerrar no Rio de Janeiro, na capital. Depois, já emendamos na preparação para o musical sobre a Tarsila do Amaral, que deve entrar em cartaz até o fim do ano. Já estamos na fase de audições. Tenho projetos no cinema, mas ainda não posso contar”, finaliza.