Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de maio de 2018

4 formas de tirar farpa sem sofrer

A farpa pode ser algo bem incomodo, mas com calma e a técnica certa você se livra dela num instante.

Imagem: prill/iStock
Todos nós já passamos pela situação desagradável de ser vítima de alguma farpa. Mas não precisa se preocupar, com as dicas abaixo será fácil removê-las sem sofrer.

1 - Pinças e agulhas

Use pinças para retirar a farpa pelo caminho que ela entrou. Se isso não der certo, você pode usar uma agulha para auxiliá-lo na retirada do pequeno pedaço de madeira. Antes de começar o procedimento esterilize a agulha com desinfetante. Após ter a agulha esterilizada passe-a delicadamente sobre a farpa, no sentido para fora, a fim de extraí-la. Lave bem e aplique antisséptico.

2 - Cola

Use cola se você não conseguir extrair a farpa. Molhe a área com água morna, seque e aplique um pouco de cola de PVA. Retire a cola quando estiver seca, e a lasca de madeira deve se soltar.

3 - Emplastro

Experimente um emplastro para fazer sair uma farpa resistente. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e um pouco de água e mantenha sobre a área durante a noite com um curativo adesivo. Isso faz a pele inchar e empurrar a lasca de madeira para fora da pele.

4 - Óleo

Tente óleo. Pare de apertar o dedo e deixe-o de molho em óleo vegetal. O óleo deve amolecer a pele o suficiente para possibilitar a retirada da farpa com uma pinça.

Dica para os pais: se tiver de arrancar uma farpa de uma criança pequena – que provavelmente vai chorar, se contorcer e gritar durante o processo –, antes de usar a agulha, passe no local um cubo de gelo para diminuir a sensibilidade. Isso deverá tornar a remoção do pequeno pedaço de madeira menos dolorida e mais rápida.

Consulte um médico se você não conseguir remover a farpa, se ela estiver suja ou for alguma espinha ou osso de animal, ou se a região em volta começar a infeccionar.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close