5 usos do micro-ondas para incrementar a sua cozinha

Você já imaginou quantos usos do micro-ondas podem existir? Muitos! Separamos 5 dos mais interessantes para você incrementar a sua cozinha.

Redação | 29 de Maio de 2018 às 21:00

Elnur/iStock -

Se você usa o micro-ondas apenas para esquentar o café ou as sobras do almoço, pode estar perdendo muitas oportunidades na cozinha! Desde ovo poché até a espuma de leite para o café latte, os usos do micro-ondas são muitos. Separamos 5 utilidades curiosas que você pode experimentar hoje mesmo!

Confira também dicas úteis para fazer mais usando menos na cozinha clicando aqui!

1. Castanhas tostadas

Você costuma jogar fora as castanhas quando estão meio murchas? Saiba, então, que é possível reaproveitá-las com o micro-ondas. Espalhe as castanhas em uma só camada num recipiente que possa ser levado ao aparelho. Isso vale para qualquer fruta oleaginosa.

Aqueça por 1 minuto e mexa. Repita o processo até as castanhas ficarem crocantes e com cheiro característico (de 3 a 8 minutos, dependendo do seu aparelho). Pronto! Como resultado, sirva deliciosas castanhas no seu lanche. Além disso, confira 8 dicas para aproveitar melhor outros óleos culinários.

2. Espuma de leite para o latte

Entre os usos do micro-ondas caseiros mais divertidos está a possibilidade de criar uma espuma leve para o seu café latte. Encha a metade de uma jarra pequena com leite, tampe e agite por cerca de 30 segundos, até que fique espumoso. Remova a tampa e coloque no micro-ondas por 30 segundos. Despeje o leite no café sem deixar a espuma cair, segurando-a com uma colher. Depois coloque a espuma por cima. Depois de pronto, é provável que você queira experimentar o seu café se divertindo com estas piadas… Então aproveite!

3. Ovo poché

Prepare um almoço rápido: quebre um ovo em uma tigela ou caneca apropriada para uso em micro-ondas e despeje 1/2 de xícara de água e 1/2 colher de chá de vinagre. Cubra com um prato que possa ser levado ao micro-ondas e cozinhe por 1 minuto a 80% da potência total. Veja como está o ovo e continue a cozinhar, 20 segundos por vez, até que atinja o ponto de cozimento desejado.

4. Porção individual de macarrão com queijo

Junte a praticidade da comida pronta à satisfação de cozinhar em casa com este jantar feito em 10 minutos! Coloque 1/2 xícara de macarrão, 1/2 xícara de água e 1/2 colher de chá de sal numa tigela. Cozinhe em alta potência durante 2 minutos e mexa. Repita de 6 a 8 minutos até que o macarrão esteja al dente, ou seja, até que esteja firme. (Adicione 2 colheres de chá de água, se necessário, até cozinhar completamente.) Coloque 1/4 de xícara de leite e 1/4 a 1/2 xícara de queijo cheddar em pedaços e mexa. Cozinhe durante 30 segundos e mexa, repetindo até que o queijo derreta e forme um molho saboroso.

5. Pipoca

Entre os usos do micro-ondas mais comuns está a pipoca, não é? Mas não é necessário comprar pipoca de micro-ondas em saquinhos, que é cara e cheia de conservantes, já que você pode fazer a sua. Adicione aproximadamente 1/4 de xícara de milho de pipoca em uma tigela grande e cubra com um prato, deixando um espaço aberto para a fumaça escapar, ou encha um saco de papel com cerca de 1/4 de xícara de milho de pipoca e dobre algumas vezes a parte de cima do saco. Em seguida, aqueça no micro-ondas por 2 a 3 minutos, ou até que a maior parte do milho tenha estourado. Por fim, retire e salpique com sal, manteiga e outras coberturas a gosto.