6 usos inusitados para a farinha de trigo

Você sabia que a farinha de trigo pode ser usada como formicida? Pois ela tem muitos outros usos surpreendentes. Confira alguns!

Redação | 31 de Janeiro de 2019 às 18:00

Timmary/iStock -

Ingrediente fundamental para a preparação de deliciosas guloseimas, a farinha de trigo é um alimento super versátil na culinária. Entretanto, ela pode ser bem útil no cuidado de objetos da casa e até na hora da diversão da criançada. Então, sobrou farinha de trigo do bolo de aniversário? Veja como utiliza-lá para outros fins e economize!

Afaste as formigas

Espalhe uma fileira de farinha de trigo por trás das prateleiras da despensa e onde quer que você veja formigas entrando em casa. Repelidas pela farinha, as formigas não cruzarão a linha. Também há outras maneiras de se livrar dessas companhias indesejadas sem precisar chamar a dedetização, veja como!

Renove as cartas do baralho

Depois de alguns jogos, as cartas podem acumular o resíduo do lanche e a gordura das mãos. Porém, você pode restaurá-las com um pouco de farinha de trigo num saco de papel. Jogue as cartas no saco com farinha suficiente para cobri-las, agite com força e retire as cartas. Assim a farinha absorve a gordura e pode ser facilmente eliminada com um bom embaralhamento.

Lustre objetos de bronze ou cobre

Não é preciso sair para comprar um limpador de metais. Você pode fazer o seu com mais rapidez e menos dinheiro. Basta combinar partes iguais de farinha de trigo, sal e vinagre, e misturar para formar uma pasta. Em seguida, espalhe a pasta sobre o metal, deixe secar e remova-a com um pano limpo e seco.

Devolva o brilho a uma pia fosca

Para renovar o brilho da sua pia de aço inoxidável, espalhe farinha de trigo sobre ela e esfregue suavemente com um pano macio e seco. Por fim, enxágue a pia para restaurar o brilho.

Uma cola segura para a arte das crianças

Você não precisa procurar além da lata de mantimentos por uma cola barata e atóxica. Para fazê-la é bastante simples, coloque 3 xícaras de água fria numa panela e misture um copo de farinha de trigo. Em seguida, mexa constantemente até a mistura ferver. Baixe o fogo e cozinhe até obter um creme homogêneo e espesso. Esfrie e guarde para uso numa garrafa squeeze. Essa cola simples dura várias semanas na geladeira e é facilmente removida com água e sabão. Conheça outras 3 maneiras divertidas de fazer arte com as crianças.

Faça um brinquedo para as crianças

Muito comum antigamente, os bonecos de bexiga e farinha ainda são diversão garantida! Para fazer, é simples: com ajuda de um funil ou pequena garrafa pet, encha uma bexiga com farinha até que ela fique com consistência de massinha de modelar e amarre bem a boca. Depois, é só decorar o boneco colando um pompom e desenhando olhos, por exemplo. Quer outras dicas para garantir a diversão dos pequenos sem gastar muito dinheiro? Então aprenda a fazer em casa esses 6 brinquedos super simples.

Utilize essas dicas práticas no seu dia a dia. Assim você nunca mais terá desperdício de farinha de trigo em casa.