7 dicas para quem tem muitos pets em casa

É possível ter pets de várias espécies em casa e viver em paz. Conheça algumas estratégias que favorecem o bom convívio entre eles.

Redação | 6 de Outubro de 2018 às 12:58

absolutimages/iStock -

Se você é desses que encontram um bichinho abandonado e já quer logo levar para casa, parabéns!! Quando morrer, seu lugar já está reservado no céu dos pets!! Mas, deixando as brincadeiras de lado, seu coração bondoso pode acabar resultando em um jardim zoológico doméstico. E… por que não? Sua vida com certeza vai ser mais divertida. E… mais trabalhosa. Afinal, para ter muitos pets – e para que eles vivam saudáveis e em harmonia – é preciso ser bem organizado.

Se você tem filhos que pedem bichinhos de estimação, leia isto.

Listamos algumas dicas para ajudar na organização do seu pequeno zoo:

1 Incentive o convívio

O melhor é juntar seus animais de estimação quando ainda forem bem jovens (cerca de 3 meses). Assim, aprenderão a dividir o território. Mande castrá-los para que fiquem menos dominantes, tanto com os da mesma espécie quanto com os de outras. Há uma grande probabilidade de que cães, gatos e furões se deem bem.

2 Evite misturar

Principalmente coelhos, hamsters, porquinhos-da-índia e furões. Essas espécies precisam de um espaço próprio.

3 Areia para os roedores

Eles adoram rolar na areia para limpar o pelo. Deixe areia apropriada disponível, para as horas mais ativas.

Conheça nossas 13 dicas para deixar seu pet mais feliz.

4 Apresente aos poucos os recém-chegados

Às vezes é preciso uma semana para cada bichinho se acostumar. Tanto o novato quanto os animais de estimação que já pertencem à família. Nos primeiros dias, mantenha o novato separado.

5 Reserve territórios diferentes

Alguns bichos, principalmente os gatos, gostam de se isolar para dormir ou observar os outros. Do mesmo modo, roedores como hamsters e coelhos, são mais ativos à noite. Para não incomodá-los durante o dia, mantenha um espaço separado para eles.

6 Unifique as consultas ao veterinário

Para evitar a transmissão de doenças e parasitas, vacine os animais na mesma época. Administre vermicida e faça o tratamento antipulgas regularmente.

7 Cada “macaco” no seu prato 

Dê a cada um o seu próprio prato. Para evitar que os cães comam a ração dos gatos, ponha a vasilha dos felinos no alto.

Pronto! Distribuindo muito amor e carinho para todos, eles serão muito felizes em sua casa.