Se você tem bichinhos, sabe muito bem o quão difícil é não dar o que eles pedem, certo? No entanto, é importante ficarmos atentos aos alimentos que os cachorros não podem comer. 

Em entrevista com a médica veterinária Bruna Rosandiski, sócia proprietária da Clínica Veterinária Freguesia Dos Pets, ela conta que existem alimentos humanos que são extremamente tóxicos tanto para cachorros quanto para gatos. 

“É importante evitar alimentos processados (como presunto e mortadela), gordurosos e frituras. Não podem comer em hipótese alguma cebola, alho, chocolate, pães e uva. Alguns desses alimentos possuem enzimas que não são digeridas e metabolizadas pelo organismo do animal. O acúmulo dessas enzimas acaba intoxicando o organismo, podendo causar problemas a curto ou longo prazo.”

Imagem: freestocks.org/Pexels

Após a ingestão destes alimentos, é possível que os cachorros apresentem vômitos e diarreias com sangue ou dermatite, que é uma inflamação que acontece na pele do animal, caracterizada por vermelhidão e pequenas feridas.

De acordo com a veterinária, “quadros mais graves podem evoluir para alteração renal aguda, lesão hepática, gastrite e até mesmo óbito do paciente”. 

Por isso, é importante que a alimentação do animal seja regrada e feita da melhor maneira. Além das rações, é possível manter uma alimentação natural, mas “é importante passar por uma avaliação com o veterinário nutricionista para montar uma dieta própria, com alimentos corretos e quantidades diárias adequadas para o paciente”, comenta Bruna. 

Leia também: Conheça 5 formas de incrementar a comida do cachorro

Alimentos que os cachorros não podem comer 

Imagem: Engin Akyurt/Pexels

5. Pães e massas

Não só os pães, como bolos e macarrão, por exemplo, fazem parte dos alimentos que os cachorros não podem comer, por conter fermento dentre os ingredientes. Ao ingerir estes alimentos, os bichinhos podem se sentir estufados e sofrer com gases e cólicas.


Imagem: Camylla Battani/Unsplash

6. Doces

Assim como para nós, humanos, doce em excesso faz mal, para os bichinhos é a mesma coisa. Assim como os outros alimentos que cachorros não podem comer citados acima, os doces podem causar diabetes e até mesmo quadros de obesidade nos animais.


Imagem: ready made/Pexels

7. Abacate

Diferente do que é para os humanos, o abacate é um inimigo dos cachorros. Uma das substâncias encontradas no fruto, a percina, pode causar problemas intestinais, além de vômito e diarreia.


Imagem: Chalabala/iStock

8. Café

Quando ingerida em grande quantidade, a cafeína pode causar hiperatividade e até mesmo tremores no corpo do animal, quadro que também pode acontecer com os humanos.