Descubra por que você não deve cozinhar abóbora na água

Com formatos e cores variados, a abóbora é um legume delicioso que ajuda a prevenir acne, doenças cardíacas, degeneração macular e inibir o aumento de

Thaís Garcez | 18 de Junho de 2020 às 11:00

igor_kell/iStock -

Com formatos e cores variados, a abóbora é um legume delicioso que ajuda a prevenir acne, doenças cardíacas, degeneração macular e inibir o aumento de peso. Confira os seus benefícios e as melhores formas para prepará-la para aproveitar ainda mais seus benefícios! Aproveite e aprenda também a preparar um delicioso creme de abóbora japonesa com gorgonzola!

Os benefícios da abóbora

Betacaroteno

As abóboras fornecem enormes quantidades desse pigmento amarelo-alaranjado que pode ajudar a prevenir a acne, o câncer e a degeneração macular. Uma xícara de abóbora cozida contém 8,7 mg de betacaroteno ou 107% do consumo recomendado. A abóbora contém 7,8 mg ou 98% da dose diária recomendada.

Fibra

A abóbora contém boas quantidades de fibra solúvel, o que ajuda a diminuir os níveis de LDL-colesterol. A fibra insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.

Luteína

A abóbora é uma fonte especialmente importante desse carotenóide, que pode impedir a degeneração macular e ajudar a prevenir a catarata e o câncer de cólon.

Magnésio

A abóbora e a abobrinha são boas fontes desse mineral essencial que pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, a pressão arterial, cálculos renais e tensão pré-menstrual (TPM).

Potássio

Uma dieta rica nesse mineral pode diminuir os riscos de pressão alta, cálculos renais e AVC (derrame cerebral). A abóbora e a abobrinha fornecem grandes quantidades de potássio. Meia xícara de abóbora cozida fornece cerca de 275 mg de potássio.

Tiamina

Uma porção fornece boas quantidades dessa vitamina do complexo B importante para o cérebro. Pode ajudar a melhorar a memória e o humor.

Vitamina B6

Abóboras e abobrinhas fornecem uma impressionante quantidade dessa essencial vitamina do complexo B, associada a um menor risco de doenças cardíacas e, possivelmente, depressão.

Vitamina C

Poderoso antioxidante, pode prevenir catarata e doenças crônicas. Uma xícara tem 30% da dose diária recomendada de vitamina C.

Dica secreta: cuidado na hora de cozinhar!

Para aproveitar o betacaroteno, ferver, cozinhar a vapor, assar ou grelhar são boas alternativas. Porém, as vitaminas do complexo B se perderão se for cozida na água. Por isso, evite!

Vitamina B12: descubra por que vegetarianos precisam suplementá-la!