Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de abril de 2020

12 dicas imperdíveis para mães e pais de pets de primeira viagem

Se você tem animais de estimação em casa, provavelmente pensa nas melhores formas de cuidar do seu bichinho. Aqui estão algumas dicas valiosas.

Imagem: Fly_dragonfly/Istock

Animais de estimação trazem mais alegria a nossa casa. Porém, adotar um bichinho é uma atitude que requer comprometimento e cuidados constantes. Por isso, conversamos com alguns veterinários que nos deram dicas de como cuidar dos nosso tão amados animais de estimação da melhor forma possível. 

1

“As prateleiras das lojas de artigos veterinários estão cheias de vitaminas para animais de estimação. Mas a verdade é que os saudáveis não precisam delas. As empresas de ração procuram assegurar que seus alimentos sejam balanceados, com todas as vitaminas e sais minerais de que o animal precisa.”

Cláudio Michalick Braga

2

“Em cães, o nariz frio e úmido não é necessariamente sinal de boa saúde. Já vi cães doentes com nariz úmido.”           

Jeanne de Souza e Silva

3

“Depois das vacinas tomadas quando filhotes, os gatos que ficam dentro de casa não precisam mais ser vacinados. Não vão pegar raiva ali dentro.”    

Nadia Almosny

4

“A profissão de médico veterinário não se restringe apenas aos atendimentos clínicos. Precisamos ter em mente que o universo profissional é muito amplo, incluindo a prevenção de doenças, com atuação em campos importantes para a saúde animal e humana, além das questões relativas à biossegurança.”

Sônia Botton

5

“Muitos donos de animais de estimação cometem um grande erro: chamar o veterinário tarde demais. É raro que animais de estimação se resfriem ou tenham uma infecção intestinal. Se seu bichinho ficar doente por mais de um dia, chame o veterinário.”

Júlia Cosati Linhares

6

“Muitos veterinários se queixam da profissão, mas se esquecem que quem dita o valor de seu trabalho é ele mesmo. Quanto vale uma água de coco no supermercado? E quanto vale uma água de coco bem gelada na praia após uma longa caminhada? ‘Não tem preço.’ Deveríamos nos dar mais valor e nos orgulhar de nossa profissão. Aí os clientes começariam a perceber que um atendimento veterinário ‘não tem preço’.”

Roberto Tortelly

7

“A medicina veterinária evoluiu muito nas últimas décadas. Livre-se de ideias antigas. Um exemplo está na castração: para castrar seu animal de estimação não é necessário esperar a puberdade – aliás, quanto antes, melhor. Cortar orelhas, caudas de cães e tirar unhas de gatos são cirurgias inaceitáveis na prática veterinária atual, além de serem cruéis e obsoletas.”

Carla Forte Maiolino Molento

8

“Se nosso objetivo fosse ganhar dinheiro, teríamos trocado a veterinária pela medicina.”

Júlia Cosati Linhares

9

“Qualquer cachorro peludo, especialmente com pelo liso claro e franjinha, é chamado de tenerife, mas na maioria das vezes é um vira-lata, um SRD (sem raça definida). E pode ser vendido por até R$ 500 – preço de um cão de raça, como cocker spaniel ou boxer. O mesmo acontece com gatos brancos e peludos, que são vendidos como angorá, uma raça incomum.”       

Eliane Jessula

10

 “Se o veterinário disse que alguns alimentos fazem mal ao seu animal e você os dá assim mesmo, saiba que você está matando, lentamente, o bichinho que tanto ama.”

Nadia Almosny

11

“Para quem mora num apartamento conjugado sem espaço e fica dez horas por dia no trabalho, um dinamarquês de 45 kg talvez não seja a melhor opção. Que tal começar com um peixinho?”

Valéria Ferreira

12

“Quando precisar de uma clínica veterinária, procure referências. Verifique a equipe que a compõe, os serviços oferecidos, equipamentos e aparelhagem de que a clínica dispõe e visite o site.”

Mario Ronconi

Essas dicas foram úteis? Então confira mais 15 segredos que os veterinários não contam – mas nós sim!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close