Quer se tornar um chefe de cozinha? Veja essas dicas!

Ser chefe de cozinha está na moda. Se você pensa em entrar no competitivo ramo gastronômico, não deixe de conferir esses passos inicias.

Julia Monsores | 1 de Novembro de 2019 às 19:00

LightFieldStudios/Istock -

Ser chefe de cozinha está na moda. Por isso, se você pensa em entrar no competitivo ramo gastronômico, não deixe de conferir esses passos inicias, separados por especialistas.

Repita para si mesmo: “eu sei cozinhar”

Cozinhar não é uma arte praticada por um grupo talentoso e seleto, embora haja um bom número de restaurantes caros que oferecem refeições exóticas que estimulam as pessoas a acreditarem que essa é a verdade. Julia Child, famosa autora de livros de culinária e apresentadora de TV americana, que apresentou os segredos e as técnicas da cozinha francesa ao grande público dos EUA, discorda da ideia de que cozinhar seja um passatempo elitista.

“Se você sabe ler, sabe cozinhar”, escreveu ela.

Compre um bom livro de culinária básica

Ouvir que tudo de que você precisa para produzir ótimos pratos é seguir instruções dadas num livro pode não ser muito tranquilizador se você não tiver ideia de como dar o primeiro passo. Há muitos livros de receitas no mercado. E, na maioria das vezes, eles fazem pouco mais do que intimidar o iniciante – da mesma maneira que muitos dos programas da TV.

Assim, se você quiser aprender a cozinhar, não comece com um desses prestigiados volumes do chef do momento.

Compre um guia “feijão com arroz” que explique termos que possam parecer óbvios para um cozinheiro experiente, como “no vapor”, “sauté” ou “refogado”. Assim, quando tiver adquirido habilidade, amplie o cardápio e experimente as receitas publicadas em revistas e jornais.

Descubra do que a sua família gosta

Pergunte a seus familiares e amigos quais são os seus pratos preferidos e tente envolvê-los no planejamento dos cardápios. Pergunte-lhes qual a comida que mais lhes agradou na casa de amigos. E, quando possível, sugira-lhes que peçam a receita a quem preparou a refeição apreciada; quem cozinha em casa adora um elogio e a maioria ficará contente em dar a receita.

Ou então consulte os seus próprios livros e navegue na Internet em busca de receitas parecidas e surpreenda a todos ao servir os seus pratos favoritos em casa.

Confira mais dicas de como ser um chefe de cozinha de sucessos e outras em nossa seção de Superdicas!