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Publicado em: 6 de março de 2020

17 dicas para acordar cedo e ter mais organização pela manhã

Você não precisa acordar sempre atrasado, sem saber o que fazer primeiro ou desmotivado. Confira algumas sugestões para suas manhãs!

Imagem: twinsterphoto/iStock
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A hora de acordar provavelmente não é a favorita de ninguém. Principalmente se você tiver de acordar cedo depois de ter tido insônia ou ter trabalhado até tarde no dia anterior. Mas há muitas boas razões para começar todos os dias com motivação, alegria e muita organização.

Estabelecer uma rotina para suas manhãs pode parecer algo trabalhoso. Mas na verdade não é. Na verdade, quem estabelece uma rotina tem menos chance de ficar estressado, uma vez que já terá, logo cedo, tudo sob controle.

Por isso, aqui estão algumas maneiras de garantir que você saia com o pé direito da cama e consiga acordar cedo com uma atitude positiva, calma e com a organização necessária para conseguir tirar o melhor proveito possível do seu dia. E se você precisa de algumas dicas de especialistas para combater a insônia, confira também esse artigo com as melhores soluções.

Lembre-se: estresse e ansiedade causam estragos em seu sistema imunológico. Começando o seu dia feliz e relaxado, você aumenta sua chance de ter um dia mais saudável e produtivo. Então, preparado para pôr um sorriso no rosto e começar o dia com mais disposição?

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17 dicas para acordar cedo e ter uma boa rotina matinal: 

  • kieferpix/iStock

    1. Deixe as cortinas parcialmente abertas

    Antes de dormir, deixe as cortinas do seu quarto entreabertas. Dessa forma, a luz natural do sol enviará um sinal para o seu cérebro diminuir sua produção de melatonina e aumentar gradativamente seus níveis de adrenalina, um sinal de que é hora de acordar. E assim, quando o seu despertador tocar, você já estará meio acordado.

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  • tiero/iStock

    2. Programe seu despertador para tocar 15 minutos mais cedo

    Quer acordar cedo, mas sem acordar com pressa?Então ajuste seu despertador para 15 minutos antes do horário que você precisa levantar. Dessa forma, você não precisa pular da cama com medo de estar atrasado. Com um tempinho extra, você pode começar o dia mais lentamente. Preparar-se mentalmente para o novo dia que se inicia é tão importante quanto preparar-se fisicamente.


  • Photoboyko/iStock

    3. Não use o botão “soneca”

    Nós sabemos como é tentador ter a opção de ficar dormindo mais cinco minutinhos. Mas de cinco em cinco você pode acabar perdendo seu horário. Por isso, evite esse botão!


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    4. Estique o corpo por 15 segundos

    Tente isso antes mesmo de abrir os olhos. Levante o braço e comece esticando cada dedo. Em seguida suas mãos, seus pulsos, e então seus braços. Faça isso com todas as partes do seu corpo, se concentrando nos movimentos. Esticar o corpo é importante para melhorar o fluxo sanguíneo, que fornece oxigênio extra para todos os seus tecidos.

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    5. Leia uma citação motivacional a cada manhã

    Diferentemente do impacto negativo que ler algumas manchetes dos jornais pode causar, as frases motivacionais garantem mais energia e vigor para encarar o dia que se inicia.

    Além delas, você também pode ler uma poesia que você goste ou escutar um mantra motivacional, por exemplo. O importante é começar o dia em paz!

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    6. Tome uma vitamina

    Se você tem uma dieta bem equilibrada e se considera uma pessoa saudável, tomar um multivitamínico pode não oferecer benefícios adicionais. Porém, se você tem o hábito de pular refeições ou está passando por um período de má alimentação, um multivitamínico diário garantirá  todo os os micronutrientes de que seu corpo precisa.

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    7. Se puder, evite decisões difíceis

    “Manhãs são para café e contemplação”, já dizia Jim Hopper de Stranger Things.

    Então, para manhãs verdadeiramente relaxantes, reduza o número de decisões que você precisa tomar. É claro que algumas não podem ser adiadas. Mas outras sim. Por isso, tome suas decisões matinais na noite anterior: que roupa vestir, o que preparar no café da manhã, qual ônibus pegar para chegar ao seu destino.


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    8. Ouça música

    Passe de 5 a 10 minutos ouvindo música. Isso permite que seu lado criativo, que esteve trabalhando durante a noite, assente e forme um plano de ação para o seu dia.


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    9. Acorde com o cheiro de café

    Compre o seu café preferido e coloque o dobro da quantidade que você está acostumado a usar. Não tem ajuda melhor para acordar cedo do que um bom café pela manhã!

    Dica extra: mime-se com uma máquina-despertador de café. Essas máquinas têm um alarme que pode ser usado para definir a hora que você quer que seu café seja feito. E assim, o cheiro forte do café vai te puxar da cama como um anzol na parte de trás do seu pijama.

    Frappe de café e outras bebidas para começar bem o dia!


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    10. Beba um copo grande de água

    Como, no geral, passamos a noite toda sem ingerir líquidos, beber um copo de água pela manhã ajuda nosso corpo a se hidratar. E além disso, bebendo água em jejum pela manhã você se sentirá mais atento durante todo o dia.


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    11. Verifique seu planner da manhã

    Nós já comentamos por aqui os benefícios de ter um planner, isto é, uma espécie de agenda para anotar os seus compromissos.

    Aproveite o momento da manhã para verificar com cuidado os seus afazeres do dia enquanto bebe aquela primeira xícara de café ou chá. Isso vai te ajudar a estruturar o dia em sua mente e evitar os efeitos estressantes do esquecimento de algo importante.


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    12. Crie uma lista de verificação para seus filhos

    Se você não tem filhos, pule esta dica. Mas se você tem, siga esse conselho para reduzir o caos das manhãs.

    Pendure um quadro branco no corredor ou na cozinha e liste todos as coisas que devem ser feitas antes de as crianças saírem: escovar os dentes, tomar o café da manhã, separar a mochila, arrumar as camas, e assim por diante. Faça com que eles marquem cada item depois de concluído.


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    13. Tome um banho relaxante 

    Nós gastamos em média 12 minutos no banho. Tudo bem quando você está se preparando para um encontro, mas de manhã você precisa entrar e sair rapidamente. Se vocês não gosta de tomar banho na noite anterior, tente usar produtos dois em um, como um combinação shampoo e condicionador.

    Ou, dê mais atenção para a dica número 2.


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    14. Distribua beijos

    Antes de sair de casa, beije todas as pessoas que você ama, incluindo seus animais de estimação. Isso irá reduzir o estresse e te ajudará a focar no que é realmente importante.

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    15. Prepare uma roupa de emergência no seu armário 

    Todos nós temos aqueles dias de preguiça extrema. E tudo o que não queremos é ter de perder tempo pensando na roupa que precisamos vestir. Por isso, deixe uma opção de roupa separada no armário para esses dias. Inclua sapatos, joias e tudo o que for preciso para se vestir.


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    16. Corra na esteira por 15 minutos

    Estudos constatam que pessoas que trabalham pela manhã são mais propensas a seguir seu regime de exercícios. Fazer exercícios logo cedo libera endorfinas no corpo, o que ajuda a melhorar o humor durante o dia. Por isso, antes de ir ao trabalho, tente praticar algum exercício, mesmo que rapidamente.


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    17. Abraça seus filhos

    Poucas coisas são mais estressantes de manhã do que acordar uma criança de sete anos cansada ou um adolescente que não quer ir para a escola. Por isso, tente uma abordagem mais gentil. Sente-se ao lado deles e alise os seus cabelos enquanto os acorda suavemente, um por um.

    Esses momentos enviarão uma onda tranquila de alegria durante todo o dia. Aproveite.


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