O sabão líquido é um dos produtos de limpeza que mais tem chamado a atenção. Por ser facilmente diluído na água ele acaba sendo menos abrasivo e causa menos manchas do que a versão em pó. É por isso que ele é o mais indicado para quem está preocupado com a conservação das roupas. 

Contudo, embora o sabão líquido seja mais vantajoso que a versão em pó, ele custa mais caro. A boa notícia é que com alguns poucos ingredientes é possível fazer um bom sabão líquido caseiro e usufruir de todos os benefícios do produto gastando pouco.

O sabão líquido caseiro natural é mais vantajoso do que o industrial em vários aspectos. Além de não conter componentes derivados do petróleo, ele é menos poluente, menos abrasivo, protege sua roupa e sua pele de composições químicas dos sabões industriais e é muito econômico.

Como fazer sabão líquido caseiro?

Fazer um sabão líquido caseiro é bem simples. Você não irá precisar de muitos utensílios nem gastar muito dinheiro.

Existem diversas receitas de sabão líquido caseiro, algumas mais abrasivas que outras. A receita abaixo é uma receita mais natural, biodegradável e multiuso; ela serve para lavar roupa, louça, janela e dificilmente irá causar reações alérgicas.

Sabão líquido caseiro
Imagem: svehlik/iStock

Ingredientes para 3 litros de sabão líquido caseiro:

  • 3 l de água 
  • 200 g de sabão de coco natural em barra (verifique no rótulo a composição do sabão, deve conter somente sabão de coco, ou similar)
  • 50 ml de álcool
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 10 ml de óleo essencial, como lavanda ou capim-limão (opcional)

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma panela grande, coloque os 3 l de água para ferver. Enquanto a água ferve, rale ou pique os 200 g de sabão de coco.

Passo 2: Adicione os pedaços de sabão à água fervendo e mexa bem devagar até o sabão se dissolver por completo. Desligue o fogo.

Passo 3: Adicione os 50 ml de álcool à panela, a mistura irá borbulhar um pouco. Em seguida, acrescente as colheres de bicarbonato de sódio aos poucos para não transbordar.

Passo 4: Misture levemente durante uns 2 minutos e deixe descansar. Quando ele estiver frio acrescente o óleo essencial de sua preferência. Em seguida, coloque em um recipiente limpo e o seu sabão líquido caseiro estará pronto para uso.

Não se assuste caso o seu sabão líquido não fique viscoso como os sabões líquidos industrializados. Isso não quer dizer que ele deu errado. Isso só acontece porque a receita não leva um ingrediente para deixar ele viscoso. Mas o potencial de limpeza é sensacional, pode confiar!