Como fugir de confusão no trânsito

Ao assumirem o volante, muitas pessoas se comportam com uma agressividade incomum. Veja como fugir de confusão no trânsito e ficar tranquilo!

Redação | 6 de Junho de 2019 às 17:00

karenfoleyphotography/iStock -

Ao assumirem o volante, muitas pessoas se comportam com uma agressividade incomum. Se você se vir em uma situação ameaçadora com outro motorista, é sempre melhor manter a defensiva e priorizar sua segurança.

O que fazer caso encontre um motorista estressadinho

Em um primeiro momento dirija normalmente – não deixe que as atitudes do outro motorista o façam perder a concentração. Outra dica importante é evitar fazer contato visual com o outro motorista.

Se o outro motorista insistir em segui-lo, tente despistá-lo desviando-se um pouco do caminho. Mas mantenha-se nas vias principais, que terão testemunhas e câmeras. O trânsito pesado também permite que você se coloque entre outros carros, afastando-se do outro motorista.

Leia também: Fúria ao volante: um problema que precisa de atenção

Se nada do que você fez resolveu a situação e ele continuar a persegui-lo, vá até uma delegacia. Ou dirija até um local seguro e use o celular ou uma linha fixa para pedir socorro. Se o outro motorista estiver furioso a ponto de forçá-lo a parar ou jogá-lo para fora da pista sua prioridade deve ser chegar a um local seguro. 

Atenção!

Se você estiver sendo seguido ou se sentir ameaçado, chame a polícia usando o viva-voz do celular. Informe sua localização e dê instruções de como chegar lá. Em nenhuma hipótese dirija até a sua casa. Afinal, você não vai querer que uma pessoa descontrolada saiba onde você mora.

Como evitar problemas

1. Alguns motoristas parecem gostar de criar confusão. Fique atento a sinais de comportamento instável ou agressivo no trânsito e procure desviar do caminho, mesmo que isso atrase sua viagem em alguns minutos.

2. Mantenha suas emoções sob controle. Se você reagir agressivamente com gestos ofensivos ou dando buzinadas, pode provocar uma reação violenta.

3. Se cometer um erro de direção, levante o braço para admiti-lo e se desculpar.

Se você presenciar alguma situação de violência no trânsito disque 190. Forneça o maior número de informações possível sobre o veículo e/ou o ofensor. A sua ligação pode evitar tragédias.