Manual do folião: 8 cuidados no Carnaval

Quer curtir o Carnaval numa boa? Então confira algumas dicas do Manual do Folião para não ter problemas na hora da festa.

Amanda Santos | 20 de Fevereiro de 2020 às 10:05

O clima de Carnaval já está no ar! Os blocos estão nas ruas e as festas já animam cidades do Brasil inteiro. Em breve, os desfiles das escolas de samba também vão começar e levar milhares de foliões para os Sambódromos. Mas o clima de festa não significa passe livre para irresponsabilidade. Por isso, listamos algumas dicas para que você tenha um Carnaval de muita diversão, mas sem exageros. E aproveite e confira também 10 dicas para curtir o Carnaval gastando pouco!

Manual do folião: 8 cuidados no Carnaval

1. A rua não é banheiro!

O bom folião não faz xixi na rua. Este ato pode ser enquadrado na conduta prevista no artigo 233 do Código Penal que qualifica a prática de ato obsceno. A pena é de detenção de 3 meses a um ano, ou multa. Além disso, pode haver leis estaduais específicas, principalmente no caso de lesão ao patrimônio público, como estátuas ou monumentos.

2. Não misture álcool e direção

Cuidado com o consumo de bebidas. Ou seja: se beber, não dirija. Conheças as penas às quais você estará sujeito caso infrinja esta lei:

Além disso, a lei 13.546 de 20/12/17, que entrou em vigor em abril de 2018, aumentou as penas para os casos de homicídio culposo e lesão corporal grave ou gravíssima no trânsito, quando o motorista estiver embriagado ou sob o efeito de drogas.

3. Previna-se contra DSTs

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são doenças transmitidas através das relações sexuais sem proteção. Só para exemplificar, AIDS, gonorreia e herpes são algumas das doenças que você pode contrair. Por isso, use sempre preservativos masculinos ou femininos e proteja sua saúde.

4. Água é vida, principalmente no Carnaval

Beba muita água para se hidratar, principalmente se consumir bebidas alcoólicas. Além disso, coma alimentos leves, como frutas. Também não fique muito tempo sem comer: procure se alimentar em intervalos regulares. O Carnaval é uma maratona e esses cuidados podem salvar a sua folia.

5. Trate bem da sua pele

Use o protetor solar durante o dia. Os blocos costumam durar mais de uma hora e a pele fica exposta ao risco de câncer de pele.

6. Para pular o Carnaval, roupas leves são a melhor opção

Use roupas leves para aguentar o calor. Invista em fantasias frescas e em acessórios divertidos e coloridos, como chapéus e máscaras. Prefira sapatos fechados e confortáveis para evitar bolhas e proteger os pés de pisadas e cacos de vidros.

7. Cuidado com os pertences

Evite levar objetos de valor para blocos de rua. Prefira bolsas pequenas para guardar dinheiro, celular e documento de identidade. Homens podem optar por carteiras pequenas. As doleiras (aquelas carteiras presas na cintura com um elástico por baixo da roupa) são uma boa saída.

8. Não se separe de seus amigos

Se estiver em grupo, não se esqueça de marcar um ponto de encontro para o caso de alguém se perder, principalmente se vocês forem turistas. Escolham um lugar de fácil acesso e visibilidade, como um restaurante ou posto de combustível.

Por Samasse Leal