Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de junho de 2019

30 ideias para decorar ambientes pequenos que você precisa conhecer

Quer decorar um espaço pequeno, mas não sabe como? Confira dicas incríveis que vão te ajudar!

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/Istock

Quer arrumar aquele cômodo e deixá-lo com a sua cara, mas não sabe como? Então conheça 30 ideias para decorar ambientes pequenos!

A decoração pode ser uma tarefa complicada para muitos, ainda mais quando se trata de uma área pequena. Mas acredite, não é bem assim. Com um pouco de técnica e organização, qualquer um pode dar a sua personalidade a um ambiente.

Entre salas, cozinhas, banheiros ou quartos, decorar um espaço pequeno requer planejamento e criatividade. Pensando nisso, separamos dicas infalíveis e que vão ajudar a deixar o seu cantinho mais bonito e sem gastar muito. Confira! 

  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    1 Paredes claras

    A primeira dica para que um ambiente pequeno pareça maior é investir em paredes de tons claros. Mas calma! Isso não significa que você precisa pintar tudo de branco. É possível variar.


  • JZhuk/iStock

    Seja criativo e aposte nas derivações, buscando um “tom sobre tom”, que é a mistura de várias cores com a mesma tonalidade. Neste caso, entra branco (gelo, pérola, marfim, areia, neve, palha), bege e até cinza.

    Cores quentes e frias: saiba como usá-las na decoração


  • wuttichaijangrab/iStock

    2 Móveis com tons claros

    Não, a ideia não é deixar tudo com cara de hospital. O objetivo é ter equilíbrio. Quando um espaço é pequeno, a solução é dar amplitude. Por isso, invista nas cores, mas tenha alguns móveis com tons mais claros.

     


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    Neste caso, o sofá com um tom rosa chama mais atenção no ambiente. Por outro lado, os demais móveis, com cores mais sóbrias, não “brigam” pela atenção visual.


  • ExcellentPhoto/iStock

    3 Tipos de piso

    Cuidado! Mesclar diferentes tipos de piso e texturas pode dividir os ambientes e criar a sensação de que o espaço é ainda menor.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    Nesta imagem, por exemplo, sala e escritório compartilham do mesmo piso, integrando os ambientes e dando amplitude para o espaço.


  • Maya23K/iStock

    4 Persianas

    Pode não parecer, mas ao decorar ambientes pequenos a cortina é um item que vale ser trocado. Prefira persianas ou cortinas de tecido claro.

    Saiba tudo sobre persianas


  • in4mal/iStock

    Uma cortina muito grande pode dar a sensação de que o local é ainda menor. Por isso, a persiana é uma alternativa, já que é vendida em uma medida padrão para a maioria das janelas.

     


  • lhooq_kor/iStock

    5 Papel de Parede

    O papel de parede pode ser um inimigo para ambientes pequenos, mas, se bem usado, tende a ser um grande aliado.

     

     


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    Por isso, se você deseja dar um tom mais moderno ou ousado, listras horizontais e finas são as mais adequadas. Elas dão o efeito de amplitude no comprimento da parede.

     

     


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    6 Tapetes

    Tapetes são bem-vindos em uma boa decoração. Eles ajudam a preencher os espaços, mas, principalmente, trazem aconchego.

     

     


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    Para espaços reduzidos, o ideal é o uso de tapetes pequenos e redondos. Eles dão um toque a mais na decoração e não diminuem o ambiente.

    6 dicas para mudanças baratas e práticas em casa

     

     


  • thamyrissalgueiro/iStock

    7 Móveis funcionais

    Com pouco espaço, não dá para ocupar com muitos móveis. Por isso, escolha aqueles que oferecem mais de uma função. Ou seja, em uma sala opte por um sofá cama, se houver poucos ou nenhum quarto na casa.

     

     


  • PaulVinten/iStock

    Mesas que podem ser dobradas ou beliches também ajudam a otimizar o espaço.

     

     


  • WichitS/iStock

    8 Prateleiras

    Quanto mais espaço, melhor! Por isso, prateleiras são super válidas em ambientes pequenos. Isso porque você aproveita uma área até então não usada: a parede. Além disso, retira do caminho coisas que podem reduzir os espaços, como os gaveteiros.

     


  • hemul75/iStock

    9 Televisão

    Ainda aproveitando as paredes, se você possui uma televisão, prefira pendurá-la e não e colocá-la em um rack. Isso ajuda a ganhar mais uma área, em um cômodo já pequeno.

     

     


  • Scovad/iStock

    10 Poltronas

    Em tempos de metragens reduzidas, apostar em móveis compactos é o ideal. Por isso, dois sofás muitas vezes não cabem. Nesta hora, é preciso apostar em alternativas mais práticas. As poltronas, por exemplo, são uma opção.


  • jodiejohnson/iStock

    11 Puffs

    Assim como as poltronas, os puffs ajudam a otimizar. De diferentes tipos e tamanhos, são uma ótima alternativa para as pessoas sentarem e, na ausência, podem até servir de apoio.


  • Frazar/iStock

    12 Baú

    Na mesma linhas das poltronas e puff, o baú pode servir de apoio, mas é um ótimo aliado para espaços pequenos. Principalmente nos quartos. Eles ajudam a guardar coisas e ainda decoram.

     


  • Richman21/iStock

    13 Iluminação

    A iluminação pode não parecer, mas é fundamental na decoração. Em áreas menores, o bom uso da luz do dia e de pontos artificiais, quando bem posicionados, podem fazer o espaço parecer bem maior, além de dar aconchego ao cômodo.

    Crie novas luminárias de forma barata e criativa


  • AndreyPopov/iStock

    14 Luminárias

    As luminárias podem ser usadas em pontos certos, e, com a luz, ajudam a ampliar a área. Além disso, elas ajudam na decoração e não atrapalham a circulação.

     


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    15 Quadros

    Além dos quadros darem a sua personalidade ao ambiente, eles também podem ajudar a ampliar o espaço. Para isso, brinque com as proporções, colocando poucas peças pequenas e sem molduras. Sua parede vai parecer maior neste caso.

     


  • Ondrooo/iStock

    16 Fotos

    Antes limitadas a porta retratos, as fotografias estão ganhando outras formas de serem usadas na decoração. Com as dicas usadas nos quadros, você pode decorar seu cômodo com fotos, usando quadros e pôsteres. Tudo isso garante um visual mais jovial.


  • Brett Taylor/iStock

    17 Vasos

    Os vasos são muito usados para decorarem ambientes. E os espaços pequenos não precisam perder este item. Para isso, invista em opções também pequenas, que ficam melhores quando não estão no chão.

     


  • FluxFactory/iStock

    18 Plantas

    Ter um espaço pequeno não significa que plantas estão proibidas. Há diversas espécies que se adequam a ambientes com pouca iluminação e outras que não dão trabalho. Desta forma, aproveita a dica anterior e use e abuse do verde no seu cômodo.

    Dicas de como usar plantas na decoração

     


  • Aleksandra Zlatkovic/iStock

    19 Espelhos

    Espelhos ajudam a ampliar as áreas. Por isso, não incluir um deles no seu pequeno cômodo pode ser um erro. A dica aqui é prestar atenção no que o reflexo vai ressaltar.

     

     


  • poplasen/iStock

    20 Móveis planejados

    Um boa ideia para aproveitar os espaços é investir em móveis planejados. Se sua casa, por exemplo, não tem uma área de serviço, um móvel que acomode uma máquina de lavar ajuda.

    Torne a decoração de casa confortável com poucos detalhes

     


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    21 Use os espaços

    Nas áreas que normalmente perdemos em casas maiores, nas pequenas aproveitamos. É o caso dos zonas atrás de sofás e camas. Veja como o uso de suportes e quadros ajudam.

     

     


  • archideaphoto/iStock

    22 Organizando objetos maiores

    Bicicletas e pranchas são alguns itens que usamos em momentos pontuais. Por isso, eles não precisam estar ao alcance a todo momento. Basta pendurá-los. Isso ajuda a ganhar espaço e dá um toque de organização.

     


  • Bepsimage/iStock

    23 Mezanino

    Em casas cada vez menores, o teto mais alto é favorável para instalar um mezanino. Desta forma, o ambiente ganha duas funções: quarto e sala.

     


  • denisik11/iStock

    24 Portas de correr

    Em casos em que um cômodo precisa ser dividido do outro, opte por portas de correr. Assim, elas ocupam um espaço menor e dão a privacidade necessária.

     


  • Stefanie Keller/iStock

    25 Use as paredes

    Use as paredes a seu favor. A disposição de móveis ou itens de decoração de forma vertical ajuda a ampliar o ambiente e na organização.

     


  • ElenaBoronina/iStock

    26 Cozinha pequena

    Uma boa dica para decorar cozinha pequena é suspender os armários e, no caso de prateleiras, optar pelas abertas. A ideia aqui é ganhar espaço, sem perder a personalidade na escolha dos itens.

     


  • Praiwan Wasanruk/iStock

    27 Organizadores

    Seja dentro dos armários ou à vista, os organizadores ajudam a ganhar espaço e ainda decoram. Com diversas opções no mercado, não há motivos para não ter o seu.

     


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    28 Poucos Móveis

    Ter poucos móveis ajuda na circulação pelo ambiente, ainda mais quando ele é pequeno. Por isso faça boas escolhas e não exagere no número de itens!

     


  • ASIFE/iStock

    29 Seja criativo

    Seja criativo! Ao organizar um espaço pequeno pense nos itens e áreas que você pode reaproveitar. Na decoração, o importante é deixar a imaginação fluir.

     


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    30 Planejamento

    Decorar um ambiente pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando ele é pequeno. Mas, nada é impossível. Com um bom planejamento, organizando as ideias e sendo criativo, o resultado positivo é certo!

     

     


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados