Nem sempre os conselhos que escutamos por aí estão corretos. Confira abaixo alguns 6 mitos comuns sobre carros:

1 “Combustíveis premium melhoram a performance.”

A gasolina premium não faz diferença nos veículos convencionais. Apenas carros projetados para consumir menos combustível líquido precisam dela. O manual do carro diz se a premium é necessária ou apenas “recomendada”. Neste caso, pode economizar no preço.

2 “Se eu encher o tanque pela manhã, consigo mais gasolina.”

A temperatura da gasolina não muda muito quando o ar está mais fresco, de modo que você não está pagando menos por encher o tanque no frio.

3 “Carros elétricos têm mais tendência a pegar fogo do que carros convencionais.”

Apesar de ter havido certa preocupação com o fato de a bateria de carros híbridos e elétricos poderem pegar fogo após uma batida, a agência de segurança no trânsito americana lançou um relatório afirmando que esses veículos não apresentam maior risco de pegar fogo do que os movidos a gasolina.

4 “Tenho de trocar o óleo do carro a cada 4.800 km.”

Você pode esperar muito mais. A maioria dos carros consegue rodar 12 mil quilômetros ou mais sem precisar de óleo novo. Verifique no manual do seu carro o calendário correto de manutenção.

5 “É melhor eu trocar o líquido refrigerador e os filtros de ar com a troca de óleo.”

O mecânico pode recomendar que você aproveite a troca do óleo para trocar tudo, mas isso pode ser um desperdício. Novamente, verifique o manual do seu carro.

6 “Dirigir com a porta da caçamba abaixada diminui a resistência da minha picape, tornando-a mais eficiente.”

O programa de TV Os caçadores de mitos testou essa teoria e descobriu que as picapes sofriam mais resistência aerodinâmica com a porta da caçamba aberta do que fechada. Se você realmente quer aumentar a eficiência do seu carro, substitua a porta da caçamba por uma rede.

Veja também: Acabando a gasolina? Veja dicas de como economizar

De FAMILY HANDYMAN