Descubra como cozinhar peixes corretamente

Aprenda como cozinhar peixes da forma certa, conseguindo o máximo de sabor e preservando os valiosos nutrientes da carne.

Redação | 17 de Abril de 2019 às 14:30

Dio5050/iStock -

Peixes e frutos do mar não exigem muito preparo e cozinham com muita rapidez. Além disso, também são extremamente versáteis, portanto você pode criar pratos nutritivos e deliciosos num piscar de olhos. Confira a seguir como cozinhar peixes e frutos do mar:

Quanto mais simples, melhor

O peixe não requer um preparo elaborado. Na verdade, a textura delicada combina com os métodos de cozimento mais simples. Alguns peixes bem frescos, como o salmão, às vezes são apenas marinados em suco de frutas cítricas ou outro líquido ácido. Esse procedimento acrescenta um sabor picante, ao mesmo tempo que conserva os nutrientes.

Ao contrário da carne vermelha, o peixe é naturalmente macio. Assim,  é sempre melhor cozinhar menos do que demais. O peixe está pronto quando a carne ainda está ligeiramente translúcida ao ser afastada da espinha; ou esfarela facilmente ao ser espetada com com um palito.

Como cozinhar peixes

Embrulhando

Assar o peixe embrulhado garante que a carne não ficará ressecada e que o peixe cozinhará em seu próprio óleo. Peixes inteiros podem ser recheados com ervas ou legumes e, depois, embrulhados em papel-alumínio e levados ao forno a 180ºC. Calcule 10 minutos para cada 450 g.

Já postas e filés espessos devem ser embrulhados em papel-manteiga ou em papel-alumínio com legumes e ervas, umedecidos com vinho ou suco de limão e assados.

Grelhando

Peixes gordurosos como arenque, cavalinha e truta ficam deliciosos grelhados. Mas peixes de carne branca devem ser primeiro marinados ou receber uma cobertura para proteger a carne delicada. Dependendo do tamanho e da espessura, o peixe demora de 4 a 12 minutos para cozinhar.

Na brasa

Assar na brasa é uma maneira saborosa de cozinhar peixe. Experimente peixes gordurosos inteiros, como sardinhas, trutas ou cavalinha e cozinhe por 4 a 8 minutos de cada lado. Usar uma grelha especial para peixe facilita na hora de virar.

Quando assados na brasa, os peixes de carne branca ficam melhor se marinados antes. Ou, corte o peixe em cubos e enfie-os em espetos, alternando-os com legumes. Unte a grelha do churrasco com óleo para o peixe não grudar.

Assando com legumes

Esse é um bom exemplo de como cozinhar peixes para uma refeição saudável. Como o peixe requer cozimento rápido, é melhor cozinhar primeiro os legumes picados numa panela, colocar o peixe por cima e levar ao forno. Calcule 7 a 8 minutos para filés e postas ou cerca de 20 minutos para um peixe inteiro de 1 kg.

No micro-ondas

O micro-ondas é excelente para cozinhar peixe, pois conserva a umidade e o sabor natural. Quando cozinhar filés ou postas no micro-ondas, acrescente um pouco de caldo ou suco de limão e cubra com toalha de papel.

Se cozinhar o peixe inteiro, faça alguns cortes na pele para evitar que se rompa.

Escaldando

Escaldar o peixe realça o sabor. Caldo de peixe, água e vinho ou leite podem ser usados na escalda. 

Ao escaldar o peixe, o líquido não deve ferver. Para um peixe inteiro (cerca de 3,5 kg), coloque-o numa panela coberta com líquido frio, tampe e deixe chegar até quase o ponto de ebulição. Deixe cozinhar em fogo brando por 8 a 12 minutos, depois tire do fogo e deixe esfriar no líquido em que cozinhou.

No vapor

Cozinhar no vapor é uma das formas mais saudáveis de preparar peixe, pois não utiliza gordura e o peixe não entra em contato direto com o líquido, retendo os nutrientes mais importantes. Use ervas aromáticas para acrescentar sabor.

Fritando

O peixe fica delicioso se for rapidamente frito em um pouco de óleo ou manteiga. Dependendo da espessura do peixe, fritar requer apenas 2 a 3 minutos de cozimento de cada lado.